29 de julho de 2025

CRÔNICA – E um leproso voltou para agradecer (Francisco Nery Júnior)

Por

Redação (pa4.com.br)

Francisco Nery Júnior. Foto: Ângela Nery

Um, apenas um. Dos dez leprosos curados, apenas um voltou para agradecer. O episódio está registrado na bíblia. E se está, é porque o agradecimento é fundamental. Gentileza, reconhecimento, jamais perder a ternura. E por aí vai. Não tira pedaço nem desvaloriza. Muito menos humilha. Não engorda o curador. Mas enche o curado de honra e caráter. Demonstra sensibilidade.

O pedido de um favor em francês, que em português enseja ao favorecido se declarar obrigado a retribuir ou reconhecer, vai um pouco além. O recorrente deixa implícito ao recorrido a condição de ele, o recorrido, se sentir bem ou feliz se lhe agrada fazer o favor. Aí, queremos crer, reside toda a honra.

Che Guevara, John Lennon, Nelson Mandela, Getúlio Vargas, Juscelino; mesmo de Gaulle, Churchill ou Fidel Castro objetivos, se demonstraram agradecidos à confiança do povão e por isso lhes somos gratos.

Então um voltou – curado de lepra! – para agradecer. Eu me submeti a um processo seletivo, venci e fui admitido na Chesf. O ASV (APA em Salvador) foi fundamental para a minha reclassificação de função e transferência para Paulo Afonso. Recomendava cuidado e apoio para o transferido enquanto ASV, o que retardou o meu processo de perseguição.

Um dia visitei o doutor Paulo, Paulo Moreira de Souza. Fui lhe agradecer. Eu o senti recompensado. O seu sorriso pareceu dizer que ele estava feliz em ver o meu progresso. Ele havia apostado em mim! E comentou ao nos despedirmos: “Aqui e acolá, um volta para agradecer”.

Nós, pauloafonsinos, certamente somos agradecidos aos nossos sites, aos bons governantes, ao políticos honrados, aos amigos, colegas e mesmo aos admiradores. Agradecemos aos responsáveis pela nossa segurança, ao pessoal da saúde, ex-alunos agora amigos, aos coletores de lixo, tratadores da água que bebemos, aos vizinhos, entregadores, motoboys, prestadores de serviço, aos que se foram; a todos que passam pela cabeça do leitor neste momento. A essa pletora de gente de bem que nos ajuda a viver!

Francisco Nery Júnior

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 3

  1. Geraldo C. de carvalho says:

    Uma boa lembrança, também, foi a passagem do meu falecido irmão Lourival C.de Carvalho, que começou como menor aprendiz, na CHESF, na década de 1960, aqui, em P.A. e se aposentou como ASV (APA em Salvador), na década de 1980, em Salvador. Lembrando, também, que somos irmãos da falecida professora Lúcia Cordeiro, do Colégio Sete de Setembro.

  2. alguém que não se deixar colocar coleira says:

    “pauloafonsinos, certamente somos agradecidos aos nossos sites, aos bons governantes, ao políticos honrados…” nessa parte aí fale por você, não sou agradecido por nenhum político ou governante.

  3. F. Nery Jr. says:

    Comentário dedicado primordialmente a Geraldo Carvalho que demonstra gostar de um papo como os nossos nesta coluna. Uma semana depois de entrar na Chesf na função de auxiliar administrativo, me formei. A transferência no cargo de professor se deu seis meses depois. Paulo Afonso era fim do mundo e pouca gente topava vir para cá. Estrada ruim, comunicação (telefone) com a capital precária, fama de banditismo e violência. (Eu mesmo fui testemunha de um assassinato na Getúlio Vargas; ainda vi a vítima caindo após os disparos.) Pouco depois, Geraldo, o Colepa precisava de quatro professores de português e dois de inglês. Foi preciso colocar anúncio no principal jornal de Recife. Só após quatro meses surgiu o primeiro candidato para a vaga de inglês. Prazer saber que o seu parente foi ASV nos bons tempos do pioneirismo e ser você parente de Lúcia de saudosa memória. Creio falar pelo site ao incentivar a sua participação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!