18 de agosto de 2025

Educação: Vereadora Evinha busca informações sobre o ano letivo 2020 e o calendário de 2021

Por

ASSESSORIA PARLAMENTAR




 

 

A vereadora Evinha Oliveira não parou desde que iniciou seu mandato. Ontem ela apresentou melhorias para o processo de vacinação contra covid-19 aqui no município e hoje pela manhã já estava na Secretaria de Educação buscando informações sobre o ano letivo de 2020 e o calendário de 2021.

 

Na ocasião Evinha conversou com Elza Brito, Secretária de Educação, com o subsecretário Pedro Gomes e a superintendente Ângela Carvalho.
“Como mãe, preocupada, e com um filho em idade escolar, vejo que as crianças em escolas particulares que já tinha uma estrutura melhor de internet e aparelhos eletrônicos, tiveram uma certa perda no aprendizado, imagina as da rede pública? Então, como mãe, vendo o meu filho iniciar o novo período letivo, vejo que as aulas da rede pública ainda não iniciaram, com isso vim até a Secretaria saber qual a atitude do município a respeito disso, como está sendo, como estão fazendo para atingir esses alunos.”, disse Evinha.

 

Dos questionamentos apresentados pela vereadora, estava o início do ano letivo de forma presencial, se em abril, que é quando inicia o ano letivo de 2021, os alunos já voltarão presencialmente para as salas de aula. Mas, segundo a secretária de Educação; com esses picos constantes ela acha pouco provável que aconteça.

 

Outro assunto levantado pela líder da oposição, foi sobre o decreto 5.931 que obriga os servidores municipais efetivos aposentados, pedirem desligamento voluntário da administração. A vereadora questionou se com a saída de alguns desses servidores que são da educação e estão incluídos no decreto, a pasta não possa sofrer com a falta de profissionais, principalmente porquê o ano letivo de 2020 só acabará em março.

 

Segundo a secretária Elza Brito, por enquanto está tudo sob controle, mas que, havendo necessidade, chamarão os professores que participaram do processo seletivo REDA, tendo em vista que a vigência é de 2 anos e o processo seletivo ocorreu em 2019. Outra saída apontada pela secretária é o remanejamento dos profissionais que fazem apenas 20 horas mês, para que completem as 40 horas mês, suprindo essa necessidade.

 




 



WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!