Após a Prefeitura de Paulo Afonso publicar um decreto não prevendo eleição para diretoras e diretores em escolas municipais da cidade, o vereador Marconi Daniel (PV) usou as redes sociais nesta quarta-feira, 09, para se manifestar o seu repúdio. Segundo o parlamentar, “eleição para diretor de escola tem que ser de forma democrática, com eleição, em obediência, inclusive, à legislação municipal já em vigor sobre o tema”
“Fomos surpreendidos com a publicação do decreto executivo, no qual o prefeito retira a eleição de diretores e diretoras; eu e meus colegas de oposição, amparados com o nosso jurídico, protocolamos na última sexta-feira, lido na segunda, um decreto do Legislativo que suspende o decreto municipal, uma vez que temos uma lei que já defende eleições nas escolas municipais”, disse.
Ainda de acordo com Marconi, o diretor escolar é o líder da escola e tem a responsabilidade de administrar todas as atividades que a instituição realiza, guiando o trabalho e a função de todos que compõem a comunidade escolar. Para o vereador, essa função não pode ser exercida por qualquer um, muito menos por indicação. Deve ser obedecida a gestão democrática nas escolas.
“A prefeitura quer, com esse decreto, continuar indicando os deles. A luta pela educação é uma só. Viva a democracia. Precisamos estar juntos para que o critério de escolha seja de forma democrática, como tem ocorrido ao longo dos anos”, finaliza.