20 de setembro de 2025

“Embasa não é uma questão política, mas da sociedade’, avalia Macário após reunião com MP

Por

IVONE LIMA. PA4.COM.BR

Pedro Macário conversou com o Portal PA4, em seu gabinete.

Caiu a ficha para o governo e, consequentemente, para a concessionária de água de Paulo Afonso, Embasa, que a renovação do seu contrato não se dará por gravidade. Não acontecerá por pressão do Executivo, por entende ser a melhor opção para o município e que a vontade popular através do Legislativo e do Ministério Público do Estado será decisiva.

 

Resta convencer a população, portanto, que a permanência da Embasa em Paulo Afonso é vital para as questões urgentes que se apresentam: preservação do Rio São Francisco, preço e qualidade do serviço, abastecimento e se é possível que os mais pobres paguem um preço menor pelo tratamento do esgoto.




 

Na última segunda-feira 26, vereadores que compõe a oposição, mas também da base governista, e o procurador do município, Igor Montalvão, participaram de uma reunião com as promotoras Renata Mamede e Luciana Khoury, na sede do MP a pedido de Renata.

 

Uma campanha eleitoral no meio do caminho

 

Antes de o vereador Pedro Macário (PP) avaliar a reunião, cumpre dizer que o prefeito Luiz de Deus (PSD), que não conta com os votos suficientes da sua base para renovar o convênio da Embasa, só pegou o abacaxi porque seu antecessor, Anilton Bastos, não quis arriscar-se antes de vê-lo prefeito.

 

Era batata que não o fazia. Sem considerar a questão da concessionária, aquela altura já irregular, a votação que conduziu Luiz de Deus ao seu segundo mandato foi apertadíssima e o mesmo se dá agora, dois anos antes da próxima eleição municipal quando seus vereadores evitam arriscar o pescoço.

 

Tendo a eleição municipal correlata à questão, todos perdem, por isso Pedro Macário adiantou que esse argumento não tem mais validade com a chegada em cena do Ministério Público, “Pela primeira vez eu vi um debate aberto, ouvindo todas as partes, quem quis se manifestar pode fazê-lo, e consequentemente nós temos que ir atrás de uma solução. Para sair o contrato programa, antes é preciso aprovar o Plano Municipal do Saneamento Básico, e nós [oposição] mostramos às representantes do MP os desserviços da Embasa.”

 

Segundo Macário, o Ministério Público não tinha conhecimento, por exemplo, da falta de água no BTN, cujos moradores reclamam das contas de água altíssimas e da escassez do produto: “Nós aproveitamos para colocar no bojo as falhas da empresa”.

 

Macário também afirmou que não há falta de recursos na Embasa para fazer com que ela cumpra sua parte de forma eficiente, ‘Nós teremos uma segunda reunião e queremos saber se a empresa vai ceder e como pode ser feito, estamos esperando um relatório que será elaborado por Zorobabel [gerente regional da Embasa] nós levamos todas as informações, mas não adianta radicalizar e dizer que será do nosso jeito, precisa ser discutida e atender na medida do possível e também não vai ser do jeito que a Embasa quer, nós não vamos permitir que a população seja prejudicada.”

 

O líder da minoria adiantou que findada as discussões com o MP, a bancada irá a Salvador para pressionar os deputados que aprovaram a lei que amarra os 80 por cento de cobrança na tarifa: “Nós queremos dizer ao povo de Paulo Afonso que estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para que no fim a população não se prejudique.”







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 11

  1. Conversa fiada says:

    Balela, O Ministério Pulblico não engole pressão de Políticos que usam seus mandatos, para espetáculos a base de Pão e Circo.

    • Renata says:

      Lá na Câmara, quando se entra lê: “Governo do Povo para o Povo”. Será que os representantes do povo já tomaram conhecimento e souberam traduzir o significado dessa frase? Políticos, eleitos pelo povo. Qual é o seu papel?
      Tomem aí, próxima eleição votem sem consciência e continuarão comprados/vendidos.

  2. Kleber says:

    Embasa e Coelba já deveriam ter sido expulsas a muito tempo de Paulo Afonso, nunca vi duas empresas roubarem tanto, pagamos as taxas de água e luz mais caras do Nordeste. Absurdo o que fazem com a população de Paulo Afonso. Mas tudo isso é porque o brasileiro aceita tudo de braços cruzados.

  3. Fancisco Junior says:

    O MP não tinha conhecimento da falta de agua no BTN………como também da taxa que querem cobrar por um serviço que não existe, agora eu pergunto esse pessoal do MP não moram em Paulo Afonso? esse problema da população com a EMBASA se fala todos os dias, esta nos sites e emissora de radio da cidade. Quando aos mais pobres não pagarem os 80% quero saber como vai ser essa classificação de mais pobres e menos pobres……..isso não existe, vao enrolar e no final todos vao pagar. e quanto a eleição passada o Sr. Luiz de Deus teve menos de 50% dos votos……..so foi eleito devido uma jogada com outro candidato para tirar os votos de Raimundo. O Sr. Macário devia falar no MP sobre o tratamento de esgoto que esta sendo contestado pela população e por vídeos em loco feito por um vereador. Alerto a população na próxima eleição para vereador e prefeito não vamos eleger esses velhos vereadores que estão la há varias décadas, vamos renovar.

  4. Maria Rosa says:

    TODA E QUALQUER ORGANIZAÇÃO, CHAMA SE POLÍTICA ,A EMBASA É SIM!UMA QUESTÃO POLÍTICA. OS PROBLEMAS SÓ SERÃO RESOLVIDOS COM A PARTICIPAÇÃO DO POVO, E O APOIO DA SOCIEDADE.

  5. junior ferreira says:

    Esse macario é fraco.Não tem condições de ser lider da oposição.Que saudade do leão Antonio Alexandre esse botava pra lascar.To vendo que o grupo do prefeito vai vencer porque os vereadores da oposição são fracos.Vocês estão cegos o povo não quer mais a Embasa.

  6. Roberto says:

    Hoje pagamos a Taxa de Iluminação Pública , porque o nobres vereadores da época não ficaram ao lado do povo e hoje também o filme vai se repetir. Pergunto! Quais vereadores faziam parte daquele mandato e que votaram contra o povo e faz parte do atual mandato? Qual a posição dele hoje?

  7. Diego says:

    Essa conversa já deu p notar que os vereadores estão somente de conversas fiadas, ao final, a Embasa vai permanecer e alguns vão se dizer que foram contra, isso é aquilo, porém quem perde é a população que está claramente contra a manutenção e permanecia da empresa.

  8. Observador! says:

    ” Vira o disco” …! Só se fala nesse assunto agora!Putz! Foca em outros tantos problemas que temos na cidade.

  9. joseval vieira says:

    Senhores admnistradores da Embasa, Senhores vereadores e prefeito do municipio, não é justo o que estão cobrando dos moradores de Paulo Afonso, usem a consciencia , nós paulafoninos pagamos a canta mais cara do mundo pra ter agua na torneira, isso não é justo.

    • Vereador da verdade says:

      Sem conhecimento de causa, vai fazer uma pesquisa pra tu vê se aqui é a mais cara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!