Filho do saudoso construtor João Manoel da Silva (in memorian), dono da construtora JM, criado na antiga travessa contorno, bairro Contorno, o engenheiro agrônomo Edson Ferreira de Lima, defendeu a tese de doutorado na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em Maceió, no programa de pós graduação em Proteção de Plantas, área de concentração em Entomologia Agrícola, intitulada: ASPECTOS BIOECOLÓGICOS DE Zagreus bimaculosus (Mulsant) (COLEOPTERA: COCCINELLIDAE) PREDADOR DE COCHONILHAS DE ESCAMAS E FARINHENTAS .
Em 1995, ele saiu pra estudar o curso Técnico em Agropecuária e, posteriormente Engenharia Agronômica. Em Paulo Afonso, estudou direito na UNEB, mas optou por formar-se em Engenharia de Pesca (2010), além de pós graduações Latu Sensu. Já em 2012, concluiu o Mestrado em Produção Vegetal na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Não satisfeito, aproveitou os quatro anos do doutorado (2018-2022) pra ampliar o seu conhecimento, formando-se em Engenharia de Segurança do Trabalho, Complementação Pedagógica em Ciências Biológicas e Tecnologia em Gestão Ambiental.
Em Paulo Afonso e região, atuou por diversos anos na área da docência, com ênfase na educação profissionalizante nos estados da BA, PE, SE e AL, além de ter atuado junto aos bancos do Nordeste e Brasil na área de elaboração e acompanhamento de projetos agropecuários. Além destes, foi concursado efetivo em alguns órgãos, tais como: CREA-PE, Prefeitura de Água Branca (AL) e SENAR-BA, além de aprovação em diversos processos seletivos simplificados (PSS’s) como IPA, ITPS, ITEP, SEDUC-BA, SEE-PE, SEED-SE, IFAL, EMATER- AL, INEMA, CDA, BAHIA PESCA etc.
Ao usar o próprio exemplo, ele relata que uma de suas premissas durante suas aulas é passar não só o conhecimento, mas mostrar aos alunos o poder transformador que a educação pode fazer na vida de cada um, pois sempre foi aluno de escola pública e mesmo assim, estudou e formou-se nas três esferas da educação superior, tanto particular, estadual e federal. Afirma ele: “As dificuldades são muitas, mas o que diferencia o aluno não é apenas sua inteligência, mas principalmente sua perseverança e dedicação. É muito prazeroso encontrar ex alunos que seguiram seus conselhos e hoje estão muito bem”. Além disso, o contato direto com o agricultor familiar torna o trabalho mais humano, não só por sentir as dificuldades vividas por esses, mas levar conhecimento técnico e científico contribui de forma significativa para melhorar a vida de cada família ali representada.
Parabéns, um exemplo que serve de espelho……..
Belíssimo exemplo de dedicação, esforço e competência. Prova que é possível chegar lá, mesmo vindo da escola pública. Parabéns!