Esta semana foi noticiada a morte trágica de um garoto de 16 anos, vítima de um acidente de trânsito. A família precisou da cidade de Juazeiro-BA, a mais de quatrocentos quilômetros de Paulo Afonso para o corpo do menino ser necropsiado e finalmente liberado para o sepultamento. Fatos que se repetem quase toda semana, pois o médico legista tem dia certo para atender.

Assistir cenas de familiares desesperados por perderem seus entes queridos por falta de assistência hospitalar adequada é comum, pois o município polo, não tem UTI – só promessas, aliás, a emergência do hospital Nair Alves de Souza vive abarrotada e de casos que poderiam ser tratados ou no posto de saúde ou numa UPA – prometida e anunciada e até os dias de hoje se quer uma parede foi levantada. Só promessas.
Por último, vem o consórcio de prefeitos da região que anuncia uma policlínica decatanda em prosa e poesia no ano eleitoral, como obra que seria entregue ontem, que em tese resolveria as urgências de exames para que o paciente não venha a morrer na porta do hospital, pois, uma vez que se descobre a doença em tempo hábil, as chances de tratamento e cura são maiores. Só promessas.
Vem agora as explicações acerca da disposição do terreno para construir a unidade, como se vivêssemos no Japão e não tivéssemos outro espaço na Ilha ou no complexo de bairros do BTN, para instalar a dita-cuja.
Em entrevista exclusiva ao portal PA4, Maria Quitéria, presidente da UBP – União dos Municípios da Bahia– que estava ontem Paulo Afonso, para a reunião com prefeitos da região reconheceu o atraso em que estamos.
″Eu já estive aqui várias vezes com o Tribunal de Contas dos Municípios, e assim que eu assumi a UPB fiz uma reunião para falar de segurança pública aqui […] quando nos colocamos à disposição do povo precisamos lutar e buscar o que é pactuado″, começou Quitéria.
A senhora sabe que os pacientes em Paulo Afonso morrem à porta do hospital da Chesf, pois não há UTI?
A gente enfrenta isso, os municípios, essa questão da regulação é uma demanda muito grande para poucas vagas, isto inclusive foi um dos temas que o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eudes Ribeiro (candidato a substituí-la na UPB) falou, e precisa ser enfrentado com os municípios, o governador Rui Costa acabou de lançar cirurgias eletivas – porque não há as policlínicas para fazer os exames e detectar o problema antes que este paciente se torne emergência, pois quando isto acontece tem a necessidade da UTI, aí sim nós vamos ter problemas porque não há lugar para todo mundo. Se vocês observarem o que mais o governo tem feito é obras na saúde: inauguraram o Hospital da Mulher, fez a ampliação do HGE 2 que atende à demanda de saúde e criou nas regiões as policlínicas através dos consórcios.
Eu questionei a presidente exatamente sobre a UPB, pois os munícipes até o momento não colheram os frutos desta união, como se lê acima.
Esta região está muito atrasada, se quer decidiu o local, essas providências como as policlínicas e as cirurgias eletivas cessam uma demanda antiga.
Falta terreno nessa região para construir uma policlínica?, então o que falta?
Boa vontade. As pessoas inteligentes e de boa vontade precisam contribuir, é chamar o Ministério Público, se é um terreno que é particular e esse seria o ideal, quem é dono?, por que não entrar num acordo?, falar para a população saber onde está o problema.
O problema é de todos. Não só de Paulo Afonso.
não seja ridículo, sabemos q todos tem problemas, mais você não ver a cidade de Paulo Afonso abandonada pelos políticos. sempre foi assim não tem saúde nem emprego. ex prefeito medico, atual prefeito medico, sera que eles não sabem a necessidade de melhorar a saúde da cidade?????
Que novidade que…! Todo mundo sabe que aqui é atrasado por conta deles mesmos os políticos que nada fazem por esta terra! Só sabem correr atrás pra receber fortunas de salário e empregar na prefeitura seus apadrinhados, os políticos desta terra sá sabem fazer isso e mais nada!!!
Constatou o óbvio e o que todo mundo vê e sabe nesse município de sucupira-city. Com uma renda mensal de 24 milhões de reais e a cidade sem serviços básicos como uma saúde de qualidade sem UTI, péssima educação, trânsito desorganizado e áreas não pavimentadas e sem saneamento básico era o mínimo que deveria ser percebido. Espera-se que medidas urgentes punitivas sejam dadas a esse governo municipal incompetente que a 8 anos e agora continua não investindo no social pelos milhões que recebe mensalmente.
kkkkkkk! é de rir, foi preciso vir uma pessoa de fora pra ratificar o obvio e o que todos sabem. muda paulo afonso, tira qualquer raiz dos Deuses dai, esse povo comeu a carne e vai roer os ossos.
temos que colocar gente que ama essa terra
QUITÉRIA DA UMAS AULAS DE SAÚDE PÚBLICA PARA iVALDO, ESSE VAI ACABAR COM O RESTO DA SAÚDE DE PA, CONSERVA A MESMA EQUIPE DE ALEXEI E COMO SE NÃO BASTASSE PERMANECE COM PESSOAS INCOMPETENTES E SEM COMPROMISSO COM O PROFISSIONAL. ELE POR SI PRÓPRIO IRÁ QUEIMAR O SEU FILME. IVALDO VOCÊ PELO QUE TEM DEMONSTRADO EM RELAÇÃO PRINCIPALMENTE AOS FUNCIONÁRIOS QUE HOJE OCUPAM DETERMINADOS SETORES SÓ DEMONSTRA DECADÊNCIA E INFLUÊNCIA DE OUTRO QUE QUANDO PASSOU POR ESSA PASTA NÃO DISSE PORQUE ASSUMIU PRA QUEM ESTAVA DE FORA SÓ MOSTROU INTERESSE PRÓPRIO O CLEISON NÃO SE ESPELHE NELE IVALDO.
Não acredito que essa senhora que foi prefeita de um município atrasado menor que Paulo Afonso, que é educada e política, amiga da maioria dos prefeitos da Bahia e precisou deles para ser presidente da UPB, tenha tido a falta de princípios de ofender os colegas em dizer que a região está atrasada, no sentido que a matéria quis insinuar. Eu acho que ela pode querer dizer que a região está atrasa por conta de não ter ainda criado o consorcio da saúde, até ai tudo bem, eu também concordo que falta iniciativa.
Mai a oposição é isso ai. Tem que fazer barulho.
ESPERAVA QUE O “LUIZ BARBOSA DE DEUS” “O BARBOZÃO” DESSE UM CHOQUE DE SEVERIDADE NA PREFEITURA DE NOSSA CIDADE, NO ENTANTO VAI CONTINUAR A MESMICE DE SEMPRE OS MESMO FUNCIONÁRIOS APOSENTADOS, OS MESMOS PROTEGIDOS DO GOVERNO ANTERIOR.
SE NÃO ESTIVEREM SATISFEITOS MUDEM DE CIDADE.
Só promessa e o povo ainda elege os mesmos, bem pregado…
Não precisa de alguém de fora dizer que PAULO AFONSO está muito atrasada não, nós mesmos sabemos disso.