22 de setembro de 2025

Estatísticas da violência em Paulo Afonso: ‘99% dos crimes envolvendo jovens estão ligados às drogas’

Por

Ivone LimaPA4.com.br

A delegada regional de Paulo Afonso, Dra. Mirela Matos, em palestra para um evento da Secretaria de Educação, na manhã de hoje (5), no Memorial Chesf revelou estatísticas dos últimos três anos da Polícia Civil envolvendo jovens no município de Paulo Afonso.

 

Delegada Regional Mirela Matos.

O tráfico de drogas é o crime que mais cresceu de 2014 até as preliminares de 2017, da totalidade das mortes, aproximadamente 30% abateram jovens entre 18 e 25 anos, sendo que a cada dez mortos um é menor.

 

Prof. Silva (secretário de educação) e Dra. Juliana (Delegada da DEAM), Dia Municipal da Paz.

“99% da motivação desses homicídios é o tráfico de drogas ligados à dependência química, o que gera um ciclo de violência que não atinge só os usuários, então se hoje seu filho tem um celular roubado é por alguém que quer comprar a droga, e assim é com casas arrombadas etc., eu não imagino o tanto de dinheiro que os traficantes movimentam”, explicou a delegada.

 

Não apenas a polícia, mas a população em geral é unânime em afirmar que há droga à vontade em circulação, a gente ver na esquina, aumentou a quantidade e o preço por elas é mais baixo.

 

Mirela ainda apontou uma das grandes dificuldades enfrentadas tanto pelas famílias como pelos infratores, que é a ressocialização dos jovens quando estes cumprem o período de exclusão:

 

“Existem as medidas socioeducativas em que eles prestam serviços às comunidades (…) as famílias não conseguem mantê-los, não conseguem fazer com que eles cumpram o serviço, e uma das dificuldades é não ter essa rede: instituições cadastradas que recebam esses jovens e lhes dê uma reeducação, existe muita resistência das instituições recebe-los.”

 

O medo da sociedade é pior, conclui Mirela

 

A fala da delegada está no contexto da Semana da Paz, comemorado nesta sexta-feira, 05 de maio, em que o secretário de Educação do município, Prof. Silva apresentou uma rede de proteção para crianças e adolescentes (trataremos especificamente em outro texto) envolvendo diversas instituições pauloafonsinas.

 

“O jovem infrator precisa ter presença na escola, precisa ser reeducado, não é uma coisa simples, mas nós precisamos enfrentar”.

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 13

  1. O POVO CLAMA POR "FORA EMBASA, JÁ VAI TARDE" says:

    E AS AUTORIDADES CONSTITUÍDAS NÃO ESTÃO NEM AI PARA OS PROBLEMAS.

  2. Pauloafonsino says:

    E a polícia tá fazendo o q para combater o tráfico? Para q serve a delegacia?

  3. marcos says:

    Dr, Mirela tá na hora de mudar o discurso e ter mais atitude, não só da senhora mas de toda a segurança pública do nosso Brasil, o Brasil faz fronteiras com vários países com histórico de plantação e tráfico de drogas. As nossas fronteiras estão entregues as baratas, o número de policiais é insuficiente, sem falar dos que se corrompem por dinheiro, e de contrapartida temos governantes que não investem na educação das nossas crianças. Aqueles que no representam no executivo, legislativo e judiciário , sem generalizar, não tem bons exemplos para nós cidadãos. As vezes acho que se continuássemos sendo colônia de Portugal, com certeza estaríamos sendo roubados, porém com uma diferença, seríamos primeiro mundo.

  4. fora embasa,coelba,prefeito,vereador"tudo" says:

    tá certo, já falou a causa dos problemas,agora conta como vai resolver esses problemas
    pq ninguém viu nenhuma ação dos governantes.
    lamentável a situação de Paulo Afonso.

    • José says:

      A ação é: obrigar as escolas a matricular bandido traficantes de volta pra escola. Será que essas autoridades não vem7q exatamente isso que eles querem?? Afinal, professores não vão dá de testa com Ele, Não É ?? Assassinos, traficantes, ladrão, estão todos nas escolas. Senhores professores estão a mercê desses bandos e totalmente desprotegidos. É fácil jogar os problemas pras outras instituições vocês tem o poder nas mãos. INDIGNADO!!!

  5. francisco says:

    Esse BLA,,,,BLA….BLA…… todos conhecem , igual o BLA ….BLA…..BLA……..da UTI. Aparecer fazer politica e ganhar altos salários tem muita gente, mas para resolver os problemas da população não aparece ninguém.

  6. APS Panorama da Sobriedade says:

    Na oportunidade onde foi relatado a estatística a APS apresentou um projeto que visa na prevenção a redução dessa triste realidade,o projeto é voltado para as Escolas Municipais e Particulares para trabalhar as nossas crianças e juventude Paulafosina. conhecer o problema é se proteger .

  7. Deus é Fiel says:

    Muito válida a iniciativa do secretário de Educação, porém, acredito que o Município deveria abraçar mais as lutas sociais, pois em Paulo Afonso existem lindos e eficientes projetos de resgate de jovens, e se a prefeitura investir mais nesses projetos a rede de proteção funcionará com mais rapidez. Prefeito olhe em volta e verá que existem ótimos projetos que não pertencem a prefeitura, mais sim ao bem geral do município de Paulo Afonso.

    • APS Panorama da Sobriedade says:

      verdade o que precisamos é apoio nossa instituição trabalha com a Dependência Química e com a Codepedencia que é com familiares, tratamos o dependente interno numa Comunidade para Dependente Químico e com a família na APS (Associação Panorama da Sobriedade) informando como a família lidar com a situação pois essa família vem debilitada totalmente de anos de sofrimentos.

  8. JAILSON says:

    O Brasil perdeu apenas para os Estados Unidos em número de usuários de cocaína em pó e crack no ano de 2011. Foram 2,8 milhões de consumidores no País, contra 4,1 milhões registrados pelo primeiro colocado, segundo a pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisa de Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (Inpad) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O estudo foi divulgado nesta quarta-feira, na capital paulista.
    Antes éramos apenas rota de tráfico para os cartéis de drogas. Hoje, grande parte da droga fica aqui como pagamento e destinada ao consumo. Vários chefes de cartéis, ao lado de facções criminosas, já estão instalando cartéis aqui no Brasil.
    O Estado brasileiro até então não acordou para o problema.
    Estatísticas confirmam o tráfico elegendo vários políticos nas últimas eleições em vários níveis.
    O que acontece em Paulo Afonso é parte de um problema muito maior.

  9. Diz ai says:

    Lógico acabaram com os esportes as competições, hoje só tem incentivo a bandidagem.

  10. PA says:

    kkkk isso qual quer um sabe, eu quero ver é atitude e soluções nos casos que na maioria das vezes são arquivados.Cadê a inteligência da policia civil que não conseguem se quer descobrir o caminho de chegada das drogas até a cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!