22 de setembro de 2025

Caldo de galinha – a pressa de Bolsonaro

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR

Foto: Divulgação

Tudo aponta para a eleição de Jair Bolsonaro no segundo turno em poucos dias. A eleição parece – parece – certa. As setas apontam para um presidente de direita, conservador e sério, sério no sentido da educação militar do capitão Bolsonaro. Evidente que seriedade e estilo são características próprias do indivíduo não carecendo aqui abrir discussão. Está parecendo ter chegado a hora de esquecer o ciclo das discussões – nos referimos ao ciclo, e não necessariamente à discussão. O país está quase quebrado. São cerca de sete mil obras paradas; são salários baixos, senão aviltantes, desemprego cruel, e assim por diante. Importa, considerando o arrazoado, esquecermos as querelas e arregaçarmos todos as mangas e trabalhar. “Do suor do teu rosto comerás.” Para os que acreditam, é decreto maior, é cláusula pétrea.

 

O candidato da direita navega na onda do momento. Na América Latina, temos Ervo Morales no limbo e o antigo líder sandinista da Nicarágua a enfrentar problemas de insatisfação e rejeição. Nicolas Maduro da Venezuela é um caso à parte que suscita intriga. Nos Estados Unidos a onda Trump e na Europa Manuel Macron do centro político. Ah, leitor, promessas vãs e demagogas têm vida muito curta. Ainda não surgiu a fórmula para o desenvolvimento que não seja trabalho, poupança e investimento. Evidente que é necessário um Estado forte e regulamentador. O lobo não pode, de forma alguma, devorar Narizinho.

 

Professor Francisco Nery Júnior.

Bolsonaro se considera eleito. Modela seus conhecidos conceitos e mostra responsabilidade ao pregar a reconciliação nacional. Afirma proteger a mulheres ao pregar a segurança para o direito de ir e vir [para o trabalho]. Descarta o princípio de raça, cor ou origem para as grandes decisões nacionais. Promete até um décimo terceiro “salário” para o Bolsa Família, o que seria possível com a detecção e eliminação das fraudes. Jair mostra preocupação em ser o líder nacional que todos desejamos. Não está necessariamente claro se deseja seguir as pegadas de Pedro II, Getúlio Vargas ou Juscelino Kubitschec.

 

A provável consagração nas urnas – nós nos baseamos nas pesquisas – só virá, porém, daqui a alguns dias. O segundo turno está longe e muita água passará por baixo da ponte. O Jair capitão, sincero que vai ao ponto crucial, que não mede palavras, que mesmo aqui e acolá comete sincericídios incompreensíveis, tem bastante tempo para modelar posições e ganhar os votos decididamente necessários para a legitimidade de governar.

 

Se tivéssemos de falar aos ouvidos de Jair Bolsonaro, nós lhe recomendaríamos calma e prudência. Nós lhe diríamos que ainda não é hora de escolher ministros nem de divulgar posições e projetos futuros. A pressa é inimiga da perfeição. O lobo está à espreita e carece cuidado. A primeira facada quase foi fatal. Fundamental evitar todas as outras facadas; de todos os tipos.

 

Assim sendo, berlique-beloque, mais uma vez calma e prudência. Calma, vamos ter calma, diria mestre Luís eletricista. O carro deve sempre vir atrás dos bois, diz o povão. Prudência, cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

 

Francisco Nery Júnior







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 11

  1. Eu says:

    Com calma mais a frente e vai ser presidente.

  2. O FÍSICO! says:

    Que venha o 2 turno. Jair Bolsonaro! Os estados da BAHIA, Pernambuco e Ceará foram o maior eleitorado do PT. As regiões Sul e Sudeste foram mais Jair. O interessante e que nas eleições de 2014 dona Marina Silva falava de corrupção e com a derrota foi puxar SACO de Aécio Neves em troca de cargo público pro partidinho dela….. hoje vemos Ciro Gomes puxando o saco do PT fazendo a mesma MARACUTAIA. Eu não sei como tem gente que acredita nessa povo que utiliza a miseria da população pra ganhar votos.

  3. Francisco Junior says:

    Sou PT e vou votar nele no primeiro e segundo turno, mas nao gostaria que o Addad ganhe as eleições porque nesse caso vao fazer com ele o que fizeram com a Dilma assume mas nao governa porque todo presidente fica refém da Camara Federal, do Senado e do Judiiario, Bolsonaro e Addad nao são as pessoas ideais para o momento em que passa o pais pois o grande problema será pacificar a população e qualquer um desses dois que ganhar o ódio continuara entre a população pois foi com o ódio dissiminado por Aercio Neves que separou familiares e amigos na deposição de Delma e na prisão de Lula, nao que rendo entrar em detalhes de sua prisão mas foi o julgamento mais rápido na historia jurídica do pais, onde tem muitos políticos onde seus processos corre a passos de tartaruga como sempre aconteceu na justiça brasileira, concordo em parte com a opiniaos do prof. Francisco Nery mas na minha opinião Bolsonaro nao vai pacificar o pais porque quem esta por tras dele são pessoas com outros objetivos e como já diz o ditado popuar UMA ADORINHA SOZINHA NAO FAZ VERAO.

  4. MARIA says:

    POLÍTICA É UM JOGO. QUE VENÇA AQUELE EM QUE POVO DEPOSITA ESPERANÇA. MANÉ BESTÃO, E MARIA OTÁRIA NÃO DEIXARÁ DE EXISTIR. A COMEÇAR PELO ACADÊMICO AO ANALFABETO.

  5. O FÍSICO! says:

    Se Francisco Nery for quem eu to pensando que morou ou mora no BNH…. o trauma dele foi na epoca entre 1990 e 1994 em que Fernando Collor que saiu demitindo varios funcionários da chesf e ainda fez diversos saques em contas bancarias. Jair Bolsonaro nao tem nada haver com isso… Lula tambem pra quem nao sabe acabou com mais de 40% do contigente das forças Armadas ( marinha, exército e aeronáutica), fora isso cortou boa parte dos orçamentos dos mesmos…. ja se pode ter uma ideia aqui mesmo em paulo afonso.. Agora ta ae a CONFUSÃO…país com alta taxa de crescimento populacional, pouca industria, desemprego… e o povo ainda quer a volta do PT ( no Nordeste) pra ficar recebendo benefícios do governo sem trabalhar e colocando filhos no mundo. Lula e o PT criaram o PAC ( programa de aceleração do crescimento), resta saber se é INDUSTRIAL OU POPULACIONAL??? Se eu fosse presidente eu AUMENTAVA A porcentagem da pensão alimentícia e aplicaria como pena para o nao pagamento A ESTERILILIDADE ( ligação de trompas e vasectomia), daí quero ver fulano reclamando merda. A bom entendedor meia palavra basta!

  6. Francisco Nery da Silva Júnior says:

    Para o comentarista anterior e para quem mais desejar: “Trauma” é um termo bastante impróprio, próprio para quem não tem domínio do português. Saí da Chesf, compadre, porque não aceitei voltar para o antigo setor onde trabalhei por treze anos. Tinha medo de não suportar a pressão e correr o perigo de matar ou morrer por lá. Assumi o risco perante o poderoso do momento. À sua pergunta se sabia o que estava fazendo, respondi que sim. Tive peito, amigo. Humilhação tem limite. Saí da Chesf em 1992 (voltei em 2010 e trabalhei no IFBA , cedido pela companhia, por mais seis anos. Fiz o que você não faria, cara! No período fora da Chesf, passei em quatro concursos do Estado da Bahia, Paulo Afonso. Todos em primeiro lugar, exceção do último em segundo (entrei para fazer o concurso dez minutos após um acidente com uma moto. Meu patrimônio triplicou no meu período fora da Chesf. Nos Estados Unidos, estudei no Texas com estudantes do mundo inteiro (cerca de 120) e fui classificado em primeiro lugar. Domino fluentemente inglês e francês com experiência na Europa e na África. Acho que, agora, o nobre comentarista está a conhecer melhor Francisco Nery. Deus o abençoe. Ah, a Câmara Municipal me concedeu o título de Cidadão Pauloafonsino por unanimidade pelos relevantes serviços prestados à cidade. Jamais o terei como inimigo, tá bom?

  7. Francisco Nery da Silva Júnior says:

    Adendo: Soube ser empreendedor, meu caro. Nunca pedi emprego em prefeitura ou em site algum.Nunca ganhei um centavo de rádio ou de site. Não demiti a minha funcionária nem tirei o meu filho do colégio pago; pago por mim. Em tempo, meus saques em bancos (não entendi, talvez pelo português) sempre foram de aportes feitos com o meu trabalho e esforço, guardados honestamente. Sempre onde percebi desconfiança, imprecisão ou roubalheira, aleguei motivo de saúde e pedi demissão. Estou em muito boa companhia em termos de demissão: Dom Pedro I, Deodoro, Rui Barbosa, Getúlio Vargas, Jânio Quadros e Ozildo Alves das rádios e da Câmara. Recusei ser diretor de colégio por entender que não teria condições de fazer um bom trabalho; de fazer diferença. Tive a responsabilidade de pedir demissão do estado para não prevaricar nas minhas atribuições de professor. Fiquei dez anos fora. Quando tive condições, voltei por outro concurso. Mais uma informação: Eu não estudo para concursos. Meu estudo é diário, companheiro. Um abraço.

  8. O FÍSICO! says:

    Continuando…. Arcadismo, Simbolismo, Modernismo, Romantismo e tals, isso não interessa a países como Alemanha que e o MAIS RICO E DESENVOLVIDO DA EUROPA. Lá o povo gosta de física, fisico-quimica, Química, engenharia física, eletrica eletrotécnica, engenharia física Nuclear (aqui no Brasil só tem no ITA)… A língua portuguesa todo ano INVENTA uma palavra nova para servir de SINÔNIMO de outra que há possui vários… Isso traz desenvolvimento industrial de Que??? Jan??? Manoel Bandeira traz o que de desenvolvimento tecnológico???? Graciliano Ramos? Aristarco o diretor do internato do suicida trouxe o Que???? O BRASIL precisa mudar o sistema de ensino, senão seremos um país de sociólogos e filósofos e… MAIS NADA.. #Bolsonaro

  9. luisa geovana says:

    bom dia, Bolsonaro é um candidato totalmente despreparado.que destila odio e intolerancia. que na campanha deixou claro que vai governar para os ricos e acabar com direitos trabalhistas e que vai permitir a exploração da amazonia por empresas internacionais, se curva em reverencia a bandeira dos estados unidos e ainda tem gente como o professor Francisco Neri que o defende.

  10. Francisco Nery da Silva Júnior says:

    Obrigado, “Físico”, por termos dialogado. Você pensa, cara. Confesso ter aprendido um pouco mais com você. Embora pretenda me recolher à minha insignificância, não levando em consideração que “não pense que a cabeça aguenta se você parar”, bem claro na nossa mente que Deus revela coisas aos pequeninos para confundir os poderosos. Você me deu a chance de uma consideração com os leitores desse site que só agora saiu. Creio que eles [os leitores] sabem que nós os consideramos muito. Não obstante estar fora de moda, diríamos que nós os amamos. Amamos mesmo!

  11. Cristina says:

    Dona Luisa, Francisco Neri e mais setenta milhões de brasileiros querem Bolsonaro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!