15 de setembro de 2025

Galinho apoia Antônio Alexandre para líder da minoria para ser ‘dura e coerente’

Por

Paulo Afonso tem hoje pelos menos três políticos jovens na Câmara Municipal, são eles pela idade: Mário Galinho (RD), Marconi Daniel (PHS) e Jean Roubert (PTB), dentre os três, Galinho foi conduzido à Câmara pela mão da sorte.

 

dsc_9811
Vereador Galinho e assessores no gabinete da Câmara Municipal.

 

Nascido político no que se configurou a terceira via, largado à própria sorte depois do declarado abandono do seu ex-líder, Raimundo Caíres (PSB), à disputa da prefeitura em detrimento de Luiz de Deus (PSD). O rapaz do bairro Perpétuo Socorro chegou com pouco mais de 500 votos para o Legislativo.

 

No dia seguinte a sua faceta, já estava atento a tudo o que se passava na Casa, nunca perdeu uma única sessão. Galinho passou a ser mais frequente do que vereadores que estavam no curso do mandato.

 

Chegada sua posse, no cenário fantasma em que por regra, vive o Legislativo em dias de recesso, eis que o jovem vereador está lá com todos os seus assessores, já despachando.

 

Não é à toa que minha tarefa era entrevistar as novas lideranças e ele é o primeiro.  Entre outras coisas, Galinho informou como organizou seu gabinete:

 

″Eu precisei fazer jus ao trabalho de gabinete, chamei pessoas disponíveis para trabalhar e correr atrás: tenho uma secretária, duas pessoas para articulação política, meu advogado pessoal, tenho Marcinho para apurar o que está acontecendo e elaboramos projetos, estou com uma equipe muito boa graças a Deus″.

 

Acompanhe na íntegra a entrevista concedida ao portal PA4, em seu gabinete:

 

Há diferenças entre ‘querer’ e ‘sê-lo’, neste entretempo, você já precisou mudar seus planos para se adaptar à realidade?

Já analisamos várias opções, imaginamos todas as possibilidades, para este início de mandato, relativos à presidência, à cargos – são muitas coisas que existem que a sociedade não sabe, e que nós procuramos apurar para não chegarmos aqui sem saber das coisas e assim ficar à mercê dos mais velhos – neste ponto não houve surpresas.

 

O trabalho do vereador tem limites: acompanhar, fiscalizar e denunciar quando a coisa fugir do interesse público, o que você fará de diferente?

Nada. Apenas o meu papel de fiscalizar o executivo e correr atrás de projetos que beneficiem a comunidade. Todos sabem disso, e poucos fazem, não quero aqui generalizar.

 

Vendo os problemas e sabendo como funciona a máquina: a boa e a má vontade em resolvê-los, a competência, como será seu posicionamento na Câmara?, duro ou diplomático?

Vou ser misto, linha dura com diplomacia. Não adianta eu chegar na Tribuna para falar ao prefeito sobre o esgoto da rua que está estourando, sem antes saber da empresa o que está acontecendo?, nem ir ao gestor cobrar, após isto aí sim, pois é preciso ter bom convívio com o executivo, isto não implica aceitar de goela abaixo – como vimos aqui nestes três meses de ‘pré-mandato’, tudo que eles mandam para cá.

 

Você declarou apoio a Antônio Alexandre (PMDB) para fazê-lo líder da minoria, por que?

Justamente pelo ‘pré-mandato’ que acompanhamos aqui, pelo seu posicionamento – às vezes o Antônio é linha dura, mas em benefício do povo, eu o escolhi como líder porque não vou chegar aqui sem saber as coisas direito, particularmente, como funciona os bastidores da Casa e dizer que vou fazer isto e aquilo, ao mesmo tempo, ele me prometeu fazer oposição justa ao governo Luiz de Deus, se também não for dessa maneira não compactuo com certos tipos de posicionamentos – acredito que não vão acontecer, nossa oposição será dura e coerente.

 

Você é jovem, e em sua opinião, o que falta para o jovem assumir uma postura mais participativa e mudar essa característica de política sendo uma coisa de ‘velhos’?

Parece que falta interesse, mas nós somos os culpados. Se está tudo certo ninguém vem à Casa, se está tudo errado, ninguém vem também. Então falta o jovem vir à Câmara e que nós políticos os incentive, para que eles se interessem. O meu particularmente, vem em cima de muitas coisas erradas que vi acontecer: na saúde, na educação e no esporte em que nossa cidade está excluída, praticamente não existe mais. Os jovens devem se mover e exigir, como fizeram no Brasil inteiro, pedindo mudanças.

 

Vou correr atrás para que as sessões passem às 19h30, para que a população possa vir e participar, sem atrapalhar à escola ou o trabalho. Muitas vezes eu convido pessoas que não veem porque ou estão trabalhando ou estudando. O cidadão precisa entender: a política é o meio, não se pode viver sem ela, deve ser aliada do cidadão.

 

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 9

  1. Ricardo says:

    Muito bem Mário. Coloque o pé na porta mesmo! tem quE derrubar tudo que é despacho dos aliados do prefeito. So querem se beneficiar o tempo todo.. E povo.. Nada

    • Duda marinho says:

      Esse menino nem começou no sabe nem se fica, ou melhor nunca exerceu função parlamentar já quer botar banca!!!

      • Mara says:

        Duda, procura o que fazer, não se preocupe com a reeleição, quer trabalhar para Mário??? O Vereador não está preocupado com reeleição, com número de votos obtidos, ele é vereador e ponto. Por que não fica? Terá o mandato cassado??? Óbvio que não, e pode ter certeza, será reeleito sim.

  2. BTN says:

    TOINHO VAI LHE ENGOLIR GALO. KKKKKKK

  3. eustáquio says:

    cuidado pra não ser mais um de um só mandato

    • Erika Soares says:

      Ele pode até ter apenas um mandato, ou melhor, não se reeleger, na sequência, o que não acredito, devido à pessoa carismática, comprometida, honesta, entre tantas outras qualidades, porém, com certeza não é só mais um mandato, essa frase soa pejorativamente, o que não cabe associá-la ao melhor vereador de Paulo Afonso, Mário Galinho, portanto, infeliz a sua colocação, ainda que haja boa intenção. Parabéns, Mário, boa sorte, dará tudo certo, és o nosso orgulho!!!!!!!!!

  4. silva says:

    dá-lhe galinho! bote pokando nos corruptos!

  5. Jeferson says:

    Se arrombou. kkkk

  6. Mara says:

    A própria sorte a que o vereador Mário Galinho esteve e estará sempre abandonado chama-se Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!