19 de setembro de 2025

Jean Roubert pede que sociedade dê uma chance ao Parlamento: ‘Nem todos olham só o próprio umbigo’

Por

IVONE LIMA. PA4.COM.BR

Vereador Jean Roubert (PTB) – FOTO: PA4.COM.BR

O vereador Jean Roubert (PTB), gastou bastante o seu latim, na sessão ordinária da Câmara Municipal de ontem, para convencer os incrédulos de que ele, com a manifestação da próxima sexta-feira 08, não traz a premissa de uma candidatura a prefeito em 2019, mas tenta reunir a sociedade para que mostre sua insatisfação com a tarifa de esgoto cobrada pela Embasa.

 

“O ex-prefeito Anilton Bastos através do seu procurador, à época, Flávio Henrique entrou com uma ação contra a Embasa, porque a empresa ré, sem comunicado prévio, deixou de prestar serviço de esgotamento sanitário e sua respectiva manutenção (…) tudo resultou em prejuízo ao interesse público”, leu o parlamentar, destacando um trecho da ação que a prefeitura tem conta a concessionária, e, em seguida, emendou afirmando que o Executivo foi quem começou o movimento.

 

Jean claramente tenta colocar no marasmo em que está a situação política pauloafonsina, melhor dizendo, a incapacidade do povo de reagir, num novo patamar, capaz de movimentá-la. Conversamos informalmente após a sessão, e o vereador insistiu que se as questões como a Embasa e, outra do pacote das promessas eternas: a UTI, não forem objeto de protesto em massa nas ruas, o Parlamento sozinho não terá como fazê-lo.

 

Adesão

 

Ainda que não tenham confirmado a presença na manifestação da próxima sexta-feira, os vereadores da base governista José Carlos Coelho (PRB) e Leda Chaves (PDT), já garantiram que vão assinar o abaixo-assinado que será enviado ao governador Rui Costa. É pouco, óbvio, melhor mesmo seria a união dos vereadores para conseguir, pelo menos uma vez, passar para a população que ela está em primeiro lugar.

 

“Nós vamos comunicar ao governador que estamos insatisfeitos com a questão da tarifa de 80 por cento, e que iremos cobrar a fatura nas eleições do próximo ano, eu acredito que ele vai querer os votos dos pauloafonsinos? E, ao mesmo tempo, a população precisa saber que é ele o responsável”, pontou Jean.

 







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 13

  1. Maria Mendonça says:

    Esse é meu Vereador. Orgulho de vc Jean

  2. EU SOU CARvALHO...... says:

    Tenho minha dúvidas a respeito da casa e o botão.
    Como sempre em Brogodó nada dá em NADA, 0x0 no placar.

  3. Geraldo Alves says:

    Nobre edil, o povo já concedeu essa “chance” quando os elegeram partindo de uma premissa de representatividade. Agora não adianta querer inverter as responsabilidades. O parlamento atravessa uma “crise” institucional profunda “culpa” dos próprios detetores de mandato. Querem continuar levando o povo no “papo” furado sem ações proativas. A sociedade está órfão de representatividade. Agora querer responsabilizar politicamente o governado e isentar o parlamento estadual é no mínimo apelativo. Vale acrescentar à fala do nobre vereador essas regulamentações partem da (Lei Nacional de Saneamento Básico Nº 11.445/ 2007 – decreto federal 7.217/ 2010. Na Bahia lei estadual Nº 11.172/ 2008. Caberia em tese uma mobilização por parte do edil e de seu pares juntos aos seus representantes na Assembleia Legislativa da Bahia e no Congresso Nacional. Afinal, foi para isso que o povo os delegaram a função publica. Por fim, também acredito na força da mobilização popular que infelizmente vem sofrendo um verdadeiro abalo e um processo de criminalização constante. É um conjunto de ações intermitentes que não podem cessar.

    • Assessoria says:

      Sr. Geraldo, toda mobilização é justamente para mostrar aos nossos representantes a nível de Estado (Deputados e Governador) a nossa indignação com o percentual da tarifa de esgoto cobrada pela embasa 80 por cento, somos sabedores que quando o povo protesta de forma pacífica algo acontece. Venha e se una a nós nessa caminhada. Juntos somos mais fortes! Abraço

      • Geraldo Alves says:

        Agradeço o convite pois dediquei parte de minha vida as mobilizações coletivas é algo de acredito ainda mais quando partem por meio do movimento social organizado. Infelizmente por falta de oportunidade profissional estou distante, pois tenho também que prover o sustento de minha família. Porém não deixo de emitir meu ponto de vista e quando emito minha opinião é por conhecer muito bem a realidade político-social de nossa querida Paulo Afonso. Talvez enquanto ativista, eu tenha sido um dos que primeiro há manifestar quão nocivo para a economia social é essa taxa de 80% e na condição de ambientalista entendo existir uma necessidade urgente de destinarmos uma atenção especial em si tratando de saneamento ambiental. O duro é que a conta sempre caí nas costas dos que menos tem. Portanto, viva à mobilização popular!

  4. Cidadão chateado says:

    Ato puramente politiqueiro, kd a preocupação com o Rio São Francisco…. Temos que avançar com o tratamento de esgoto em nosso país e nossa cidade, as gerações futuras agradecem… Vocês têm que Cobrar o avanço do tratamento para outros bairros (Prainha, Moxotó, entre outros) pois moro próximo ao Balneário e sei da importância de eliminar os lançamentos dos esgotos sem tratamento, pois hoje o lago está simplesmente lindo… Viva o Rio São Francisco…..

  5. Alexandre says:

    PARABÉNS JEAN, PRECISAMOS DE REPRESENTANTES ASSIM.

  6. Antônio says:

    Estamos vivendo momentos de aparências, falamos muito e agimos pouco. Necessitamos acordar e sairmos do berço da acomodação e da zona de conforto!

  7. Funcionário público says:

    Nobre Vereador, a tarifação pelos serviços de abastecimento com água tratada e esgotamento sanitário visam manter o equilíbrio eecoômico financeiro para pagamento de passivos, operação e manutenção dos sistemas e investimentos. Reduzir a tarifa de esgoto significaria aumentar a de água afinal, o equilíbrio tem que ser mantido. Nao seria mais ético da parte de vocês lutar pela criação de um fundo que visasse financiar os investimentos para garantir a universalização e assim desonerar esta parcela de valor da tarifa reduzindo assim para todos?

  8. Gilda says:

    É isso aí JEAN, bote pegado

  9. Karla bala says:

    A embasa Está irregular no município, presta um péssimo serviço a sociedade pauloafonsina, temos realmente que precionar os Deputados Estaduais e Governador Rui Costa, para que possam baixar essa tarifa tão alta 80% absurdo, sem contar que baixaram de 10 para 6 metros cúbicos o consumo….vamos as ruas para protestar e mandar toda nossa indignação ao Governador.

  10. Luiz Gonzaga says:

    Xô EMBASA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!