21 de setembro de 2025

Justiça determina redução de 50% na taxa de esgoto em FS

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR COM ACORDA CIDADE

A Embasa ainda não foi notificada oficialmente da decisão. A liminar é resultado de ação civil pública ajuizada pela Protege.



 

 

A justiça determinou nesta quinta-feira (30) a redução de 50% na cobrança de taxa de esgoto para todos os clientes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) de Feira de Santana. A decisão foi tomada através de uma liminar concedida pela juiza Dalia Zaro Queiros, da 3ª Vara de Feitos e Relações de Consumos, Cível e Comerciais.

 

A liminar é resultado de ação civil pública ajuizada pela Associação de Defesa e Proteção dos Consumidores do Estado da Bahia (Protege). A juiza destaca na liminar que a Embasa ignora uma lei municipal de 2016, de autoria do vereador licenciado e atual secretário municipal de Prevenção à Violência, Pablo Roberto, e isso causa lesões, danos materiais aos consumidores dos serviços da concessionária.

 

De acordo com o advogado Magno Felzemburgh, presidente da Protege, que assinou a ação, com a decisão proferida, a taxa de esgoto deverá reduzir 50%. Ou seja, o valor máximo que poderá ser cobrado da tarifa de esgoto será de 40% sobre o consumo de água e não 80% como ocorre.

 

“A Embasa persistia em entender que ela poderia definir o preço da cobrança na forma que lhe conviesse por ser uma empresa de economia mista do Estado da Bahia e não respeitava as leis municipais, porém o Supremo Tribunal Federal (STF) já definiu que água e esgoto é assunto de responsabilidade do município. Portanto, quem deve definir o percentual da cobrança de água e esgoto é o município, visto que a Embasa presta serviço para nossa cidade”, declarou.

 

A Embasa ainda não foi notificada oficialmente da decisão e por este motivo ainda não vai se pronunciar.

Um do lado do outro







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 9

  1. Eu says:

    Aleluia

  2. Douglas says:

    Só aqui em Paulo Afonso que naaaaada funciona… Repito, NAAAAADDDAAAA FUNCIONA!

  3. Realista says:

    Cade que as autoridades de paulo afonso faz alguma coisa nao faz e nada deixa ai eles a vontade …

  4. SICÁRIO: TERRA DE NINGUÉM says:

    Quero ver agora como vai ser a câmara de Paulo Afonso a respeito do assunto e tendo o prefeito o compromisso com a EMBASA de que está fique em PA.

  5. Denílson says:

    Lá o povo tem resposta, aqui os vereadores só fazem gravar vídeos e resultados ZERO!

  6. Paulo says:

    Daqui a pouco a Embasa derruba essa liminar, é só para enganar o povo. O Brasil é um LIXÃO, e o Judiciário é o Plástico!

  7. Adelmo Freire dos Santos says:

    Espero que os vereadores de Paulo Afonso recorram à justiça também e abaixem para 40 % a taxa de esgoto cobrada pela EMBASA, colaborando assim com a crise do desemprego no Brasil.

  8. SICÁRIO: TERRA DE NINGUÉM says:

    Enganar o povo é a arte dos incompetêntes políticos.

  9. Renan says:

    Aí é que os vereadores deveriam se concentrar. e não ficar fazendo circo e algazarra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!