17 de setembro de 2025

Luiz de Deus que foi ‘pro sacrifício’ pode ter que estender o caminho do calvário, ou por outra: falta oposição

Por

IVONE LIMA -PA4.COM.BR

O então candidato a prefeito de Paulo Afonso, Luiz Barbosa de Deus (PSD), em entrevista à RBN, antes de começar a corrida porta a porta,  afirmou sobre sua candidatura que  ‘estava indo para o sacrifício’.

 

Vice-prefeito Flávio Henrique (PDT) e prefeito Luiz de Deus (PSD), foto de Tiago Santos, Jornal Visão.

No ‘caminho do seu calvário’, para usar sua metáfora, se desenhava uma disputa inusitada e feroz, contra uma das pessoas que talvez o político mais admirasse nesse meio: o irmão Paulo de Deus (PMDB), distante do páreo há 12 anos, mas que apresentava uma força impressionante; ainda para trazer dissabor ao embate, uma  conjuntura adversa: caminhando de mãos dadas com o PT, partido que, como é do conhecimento geral nunca gostou, ao contrário, Luiz  sempre fez questão de se posicionar contrário aos programas sociais que o PT  apresentava como soluções para o Brasil, como foi o caso dos  Mais Médicos e o programa habitacional Minha Casa Minha Vida – que batizou de ‘casinha de pombos’, some-se a isto, sua labuta na política, a derrota do último pleito, quando tentou a Assembleia do Estado e tem-se uma compreensão boa do ‘seu sacrifício’.

 

Oposição precisa mostrar sua agenda, ou será engolida. Ações isoladas não vão convencer o povo.

Luiz começa o governo sete meses depois e agora é a vez da oposição tirar as mãos do chão

 

Demorou muito, mas é preciso reconhecer que Luiz de Deus já apresenta mudanças: privilegiou o funcionalismo com salário defasado há quase duas décadas – por força da lei colocará um concurso público na praça; na saúde, ver-se um movimento positivo, reestruturando o Hospital Municipal; tem ações também na área rural e está sim conduzindo o governo promovendo mudanças na má educação costumeira dos gastos públicos. Para lembrar Epidauro Pamplona, está obrigando muitos mamadores do erário a procurar o ‘matinho’, porque as latrinas estão fechadas.

 

Caires e os 11 mil votos da desunião. Convém esquecer e seguir em frente.

São pontos positivos de seu governo que, se a oposição não se organizar, dará ao prefeito que agora tem agenda, terreno para sua sucessão. Sim! Não duvidem, ou a  seu sucessor – caso a idade lhe pese mais-, nos dois cenários, tanto com Luiz como com alguém de sua confiança, já é possível vislumbrar o continuísmo ‘dos deuses’, quer pela ausência de um adversário que não apresente mais do mesmo, quer pela burrice do PP em insistir numa tal ‘união das oposições’ em vez  de apresentar uma caminhada sólida e projetos claros de governo, que não tenham sido fabricados  nas coxas, e naturalmente pela desconfiança da população em apostar tudo em nomes novos, sem histórico e sem dinheiro, opção no restante do cardápio.

 

 Jean Roubert se romper pode catalisar

 

Jean Roubert: ‘não dá mais pra segurar, explode coração’.

O líder do PTB, caso tenha no gene o mesmo material de Abel Barbosa, emancipador e ex-prefeito de Paulo Afonso, não ficará ‘na porta estacionando os carros’, se colocará como opção à continuidade dos deuses, ainda que, havemos de convir, seja o próprio ‘híbrido’. Jean não tem o que perder. Aliás, tem, se ficar sem ser uma coisa nem outra. Que identidade tem um político que nem é governo, porque ignorado, nem oposição? A quem serve o vereador? Aos interesses do povo, pode dizer um devoto. Se fosse novela, mas aqui é política, amigo.

 

Jean não vai dispensar a oposição, então como ficam os grupos formados pelo PMDB e o PP?

 

PMDB e PP – casamento forçado, até que a primeira disputa os separassem. FOTO: PA4.COM.BR

O casamento entre PP e PMDB, foi aquele para salvar a fortuna da família. Não existia amor, nem amizade. Estava fadado a desmoronar mal  rompesse  o semestre, a suspeita de traição estava no canto dos olhos e nas conversas ao  pé do ouvido. Era, contudo, o remédio possível, que só não vingou porque com Raimundo Caíres (PSB) não tem misericórdia, morrem, afinal, os dois de fome.

 

Resta evidente que se Jean romper, e o fizer agora, começará sua caminhada para disputar a prefeitura precisando de apoio moral e político,  o flerte com vereadores da oposição acontece  abertamente, o negócio é que apoiar Jean na atual conjuntura, é pedir esmola para dois. Ele tem caráter, ideias e força de vontade, mas sem a prefeitura é certo que não teria 2,5 mil votos.

 

Como ninguém quer perder, tudo se destina  para uma vida ainda mais longa na oligarquia dos ‘deuses’, que por seu turno, também não se vê obrigada a grandes esforços para transformar Paulo Afonso, tanto faz ser Luiz, como ‘João’, que amava ‘Maria’, que amava ‘Raimundo’, que amava ‘Paulo’ que amava Tereza, que não amava ninguém.

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 5

  1. Lacerda says:

    É nítido que Jean será o candidato a prefeito. Creio que será somente dois, Jean e Luizinho. Espero que assim seja pra acabar essa troca de família. Oposição, Jean é o caminho!

  2. NÉMESIO. says:

    VAI QUE COLA……

    VAI AI UMA BREVE RESPOSTA, FAÇA UM COPI, COLA DO HTTP. ASSIM ATÉ EU GOVERNO.
    http://m.correio24horas.com.br/noticias/single/noticia/mp-investiga-mais-de-30-prefeitos-do-interior-baiano-por-nepotismo/?cHash=54a00478622e60ff50f2df25ae69c24a

    TEM MAIS, SE ISSO FOR PERGUNTA TOLA. TOLOS SÃO OS PROMOTORES?

    As prefeituras de Saúde, no Piemonte da Diamantina; e Ponto Novo e Caldeirão Grande, na Piemonte Norte do Itapicuru, receberam uma recomendação do Ministério Público da Bahia contra a prática de nepotismo [favorecimento na contratação de parentes]. As advertências, emitidas pela promotora Milena Moreschi de Almeida, dão prazo de dez dias para as prefeituras demitirem servidores parentes que não tenham qualificação técnica para os casos. Segundo as recomendações, a nomeação irregular de parentes atenta contra preceitos da moralidade pública. Além disso, a Súmula 13 do Supremo Tribunal Federal (STF) veda a contratação de “cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau”. Caso as prefeituras não acatem as recomendações, elas serão acionadas na Justiça por improbidade administrativa [crime contra a administração pública].

    SOMENTE PARA ILUSTRAR, PAI FO VICE-PREFEITO É SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO, NORA DO PREFEITO É SECRETARIA DE GABINETE, SECRETÁRIO RESPONSÁVEL PELO BTN É GENRO DO PREFEITO, QUER MAIS, VEJA OS CASOS DOS SECRETÁRIOS, CADA UM QUE COLOQUE MAIS É MAIS ESPOSA, FILHOS, IRMÃOS, PRIMOS, ETC. RTC, ETC.
    QUE FALTA FAZ UM ANTIGO VERESDOR, DANIEL DA SAÚDE.

  3. Paulo Lopis says:

    Será que a Prefeitura não dispõe de um corpo de bons advogados para orientar o prefeito naquilo que deve ou não deve fazer e não infringir as leis? Respondo: Tem, quase todos nascidos em Paulo Afonso e de comprovados conhecimentos jurídicos, além de
    de seu vice, Dr. Flávio Henrique, que também nasceu em Paulo Afonso e tem demonstrado ser um dos mais competentes advoga
    dos da nossa região, aclamado pela seu trabalho até em outros estados do país, conforme matérias publicadas na imprensa local e de outras cidades da nossa região.

  4. Paulo Lopis says:

    Será que a prefeitura não tem um competente corpo de advogados de vasto conhecimento jurídico, para orientar o prefeito no cumprimento das leis? Tem, e são reconhecidamente competentes na profissão, inclusive o vice-prefeito é renomado advogado.
    E o mais importante, é que todos filhos legítimos de Paulo Afonso, inclusive e vice-prefeito, Dr. Flávio Henrique, que apesar de ser ainda jovem, sua competência na profissão já ultrapassou nossas fronteiras, conforme matérias postadas não só pela imprensa
    local, com regional.

  5. Realista says:

    Fiquem tranquilos que terão sim oposição !!!
    E tenham certeza que não será do ciclo vicioso politico de Paulo Afonso!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!