Ele tem uma longa história com o Grupo Sete de Setembro. No Colégio Sete, foi bolsista, dos dedicados, durante todo o período escolar. Teve como padrinhos escolares o saudoso Prof. Gilberto Gomes de Oliveira (fundador do Grupo Sete), a profa. Wilma Eugênia e a profa. Zuleik Correia, que logo viram o seu potencial.
Jacques Fernandes Santos logo ingressou na Faculdade Sete de Setembro (hoje UniRios) e formou-se em Administração. Ele se encontrou na área e logo as portas começaram a se abrir.
“Após minha graduação no UniRios, tive acesso a um grande universo de possibilidades. Logo quando concluí o curso, fui convidado pelo Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA-BA) para ser representante do Conselho, o que me proporcionou contato e acesso a uma gama de contatos importantes. Através da Empresa Júnior do UniRios, tive contato com muitas empresas nacionais e internacionais, que me proporcionaram oportunidades de treinamento e desenvolvimento pessoal. A graduação me transformou em consultor de Marketing e Comunicação, e devido a isso, tive oportunidade de crescer em meu trabalho, na própria Faculdade Sete de Setembro, hoje UniRios”, acrescentou Jacques.
Jacques foi coordenador do Departamento de Comunicação e Marketing, professor e coordenador do Curso de bacharelado em Administração da então Fasete.
Especializou-se em Gestão Empresarial no UniRios, que lhe proporcionou as primeiras publicações científicas, o que foi fundamental para ser aprovado, em 2008, no Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Sustentável na Universidade Estadual de Pernambuco – UPE.
Após o Mestrado, novas oportunidades surgiram, e Jacques conseguiu ganhar projeção nacional de internacional com seu trabalho, culminando com a publicação de três livros. Toda esta trajetória culminou com em sua aprovação no Doutorado em Educação, uma nova área que agregou a sua carreira, devido ao Curso de Administração, e lhe proporcionou, em 2019, ser premiado pelo SEBRAE como o Professor Destaque na área de Empreendedorismo no Estado de Alagoas, através do IFAL.
“Hoje, conquistei o sonho de me tornar Doutor, possuo cinco publicações e faço parte dos principais grupos de pesquisa em todo o Brasil. Consegui dar uma melhor qualidade vida para minha família. Todos estes fatos só foram possíveis graças ao UniRios”, comemorou o mais novo Doutor em Educação.
Acreditem, esse é apenas um resumo entre as formações, conquistas e premiações do pauloafonsino, egresso do UniRios, Jacques Fernandes, que nos enche de orgulho.
Toda a equipe administrativa e docente do UniRios agradece ao prof. Jacques Fernandes pelos anos de contribuição para a instituição, que deixou marcas positivas na vida de centenas de profissionais e estudantes.
Por mais essa conquista, os nossos sinceros e calorosos parabéns!
Na defesa de sua Tese, que trata sobre a Infoinclusão e os desafios da modernidade no âmbito da Educação, Jacques reforçou a importância da boa educação para restaurar vidas e histórias humanas, fazendo jus à sua própria história de superação.
“Nunca imaginei um dia sagrar-me Doutor, mas este sonho foi sendo alimento e construído, por anos e anos, pelo carinho que sempre tive de pessoas como Prof. Gilberto, Profa. Zuleik, Profa. Rosenilda, Prof. Luiz José e Profa. Cecília… Eles me mostraram que através da Educação e do conhecimento, todos os sonhos seriam possíveis” destaca o professor.
“Conquistar o Doutorado foi um sonho feito em várias mãos, e que tem muito da contribuição da equipe da Fasete, do meu companheiro Vinícius Santos, e dos amigos da Universidade Tiradentes e do Instituto Federal de Alagoas” complementa.
Orientado pela Pós Doutora Andréa Karla Ferreira Nunes (Universidade Tiradentes e Universidade de Salamanca) Jacques Fernandes teve sua Tese aprovada com louvor, e indicada para publicação em um importante periódico internacional, a Revista Fronteiras.
Hoje, com três livros publicados, e quatro organizados, Jacques figura em um grupo de importantes pesquisadores da Educação, fazendo parte do Grupo de Pesquisa em Docência, Avaliação, Currículo e Contemporaneidade (GPDACC-PPED – UNIT – CNPq – MEC) e do Núcleo de Estudos sobre Organizações, Gestão, Empreendedorismo, Tecnologia e Qualidade (NEOGETQ – IFAL – CNPq – MEC) onde colabora como Professor do IFAL em Santana do Ipanema, e desenvolve e colabora com estudos nacionais e internacionais sobre a retomada da Educação Pós Pandemia.
“Dedico esta conquista aos que sempre acreditaram em mim, e a Paulo Afonso, lugar que me orgulho em ter minhas origens, em ser “cassaco”!”