
A sessão da última segunda feira, dia 19, marcou o início dos trabalhos legislativos de 2018. O portal PA4.COM.BR conversou com o Vereador Mário Galinho (SD) sobre as expectativas e perspectivas para este ano.
PA4: Mário Galinho, fale-nos um pouco sobre a sessão que iniciou o ano legislativo de 2018.
MÁRIO GALINHO: A sessão foi Solene, pois marcou a abertura dos trabalhos do Legislativo para 2018 e contou com a presença do Prefeito, que falou sobre a sua gestão municipal e também dos secretários municipais. Algumas pessoas estranharam o fato de eu me pronunciar na Tribuna apenas para fazer uma homenagem ao nosso saudoso amigo Antônio Alexandre, mas o rito da sessão solene não permite o uso da Tribuna para apresentação de demanda, ou seja, já estava estabelecido que apenas o Prefeito, os líderes de bancada, o Vereador Moreirão que estreou sua participação nas sessões e um Vereador que representou todos da Casa, que foi o colega Jean Roubert. As demandas dos Gabinetes só poderão ser apresentadas em Tribuna a partir da sessão do dia 26 de fevereiro.
PA4: Qual a sua expectativa sobre a Bancada de Oposição para 2018.
MARIO GALINHO: Olha, é claro que a configuração da Bancada de Oposição de hoje é diferente de 2017. Mas, devemos considerar que cada líder tem uma forma própria de gerir. Eu tenho certeza que a experiência, a credibilidade, a sensatez e o espírito democrático do nosso novo líder, Vereador Pedro Macário, assegurarão uma atuação combativa e eficiente da bancada de oposição em 2018. As pessoas tem que lembrar que os trabalhos deste ano estão começando oficialmente agora, e novo líder tem se prontificado a nos ouvir e, portanto, daremos continuidade a toda a demanda de interesse público e com todas as intervenções necessárias para garantir que o interesse do povo prevaleça nas decisões da Câmara.
PA4: E sobre seu mandato, o que o povo pode esperar para 2018?
MARIO GALINHO: Seguramente, mais esforço, mais foco, mais empenho e mais trabalho vontade de trabalhar. Nós temos a preocupação de preparar a pauta da sessão sempre no decorrer da semana que a antecede, mas é claro que atentos às questões que possam aparecer na última hora. Para este início de 2018, Levaremos para tramitação na Câmara e discussão na Tribuna, além de encaminhamento ao Prefeito, matérias e solicitações como a CICLOVIA, entregando inclusive, um ABAIXO ASSINADO solicitando a sua construção, bem como construção de ciclofaixas e sinalização nas principais ruas da cidade. Estas solicitações já foram apresentadas à mesa da Câmara e estamos aguardando a tramitação e o envio ao prefeito. Outro tema que abordaremos com bastante ênfase será a questão do TFD (Tratamento Fora de Domicílio). Solicitaremos que a prefeitura melhore a situação do embarque dos pacientes aos domingos e feriados e disponibilize melhor assistência na pousada que recebe os pacientes em Salvador, com: permanência de um profissional de saúde, veiculo, farmácia de primeiros socorros e alimentação diferenciada. Cobraremos a publicação do Projeto de Lei nº 094/2018, de minha autoria subscrita pela bancada de Oposição e pelo Vereador Jean Roubert, que proíbe motoristas de ônibus coletivos urbanos atuando também como cobrador. Esta medida visa evitar mais desemprego, garantir segurança do trânsito e respeito à CLT.
PA4: Vereador, e as doações, que foram uma promessa sua logo no início do mandato?
MARIO GALINHO: Seguem firmes, conforme prometi. Todos os meses atendemos instituições. Para nós é importante a ação, o gesto de humanidade que tem estas doações e não a divulgação. Mas todos os meses, temos informado à sociedade, quais as instituições contempladas.
PA4: Mario Galinho, mais alguma consideração?
MÁRIO GALINHO: Sim. Estamos sempre abertos à sugestões, críticas, reclamações. Queremos participação do cidadão e da sociedade em nosso mandato. Estamos preparando um ano com muitas lutas em defesa do nosso povo. Outra coisa, é que peço que as pessoas e entidades da sociedade civil compareçam às sessões da Câmara. É lá que nascem as leis, que são aprovados ou reprovados projetos que determinam o futuro de nossa cidade. Peço que acompanhem o trabalho de cada vereador, que nos ajudem a fazer um legislativo forte e combativo. Muito obrigado e forte abraço a todos.
se um dia essa ciclovia sair do papel, tem q ser da prainha até o btn, pq é o povao q usa bicicleta pra trabalhar e o prefeito tem q pensar nesse povo ao invés dos modinha playboyzada fraca q andam de bike so por moda
Paulo Afonso precisa sair da inércia. Nossa economia está fraca e não vemos ação alguma das autoridades. Ciclovia e básico em Cidades civilizadas. Aqui não tem nem placas pra indicar o nome das ruas. Moto taxi nao tem regulamentação, muitos nem habilitação tem, andam como querem. Precisamoa de organização basica em nossa cidade.