23 de agosto de 2025

Morre a educadora Vilma Bagdeve, ex-diretora do COLEPA e pioneira da UNEB Paulo Afonso

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR

(Foto: Fotos enviadas pelo Whatsapp)

À educadora Vilma Bagdeve, no seu repouso eterno, a gratidão e a homenagem dos colepanos de todos os tempos

 

Por Antônio Galdino (www.folhasertaneja.com.br)




 

 

As últimas semanas, os últimos dias, tem-nos trazido a triste notícia de partidas, sem um adeus, de pessoas muito conhecidas, gente amiga, amada…

 

Não bastasse a agressividade desse vírus que nos obriga a ficar ilhados em nossas casas, dói também a dor de saber, pelas redes sociais, por um telefonema, que uma pessoa que amamos, com quem convivemos boa parte da vida, no trabalho, partiu e dele sequer podemos nos despedir, nos abraçar com os seus familiares. Que triste…

 

A semana começou com a impactante notícia do falecimento da querida professora, ex-diretora do COLEPA, Vilma Bagdeve e da cerimônia de cremação “da qual só podia participar um total de 10 pessoas”, por conta do mal coronavírus que circula pelo mundo ceifando vidas.

 

Nenhuma dessas mortes de pessoas queridas que deixaram marcas de suas passagens por Paulo Afonso, está associada a esse vírus. Mas isso não diminui a dor da perda.

 

(Foto: Fotos enviadas pelo Whatsapp)

Vilma Bagdeve tem uma história profunda em relação à educação em Paulo Afonso, especialmente pelo pioneirismo da implantação do ensino de nível superior neste município, com a chegada da UNEB. Ela foi pioneira no Campus 8, de Paulo Afonso.

 

Também deixou marcas profundas de sua passagem pelas escolas mantidas pela Chesf e esteve à frente do Colégio Paulo Afonso, como diretora daquele conceituado colégio, durante os anos de 1993 e 1994.

 

Um dos momentos em que Vilma Bagdeve teve presença marcante foi quando a Chesf trouxe a Paulo Afonso, pela primeira vez, para uma Aula-espetáculo, realizada no Clube Paulo Afonso.

 

Havia o receio de um diretor da Chesf de o evento não ter um grande público e eu, como Assessor de Comunicação e Vilma Bagdeve como diretora do COLEPA ficamos com a responsabilidade de levar um grande número de pessoas para aquele evento. Decidimos manter contato com o Professor Luiz José, do Colégio Sete de Setembro e se conseguiu levar para aquele evento mais de 3 mil estudantes.

 

A participação de Vilma Bagdeve foi fundamental para esse sucesso!

 

Em um tempo em que vemos os ex-alunos do Colégio Paulo Afonso se organizando na Associação de Ex-alunos do COLEPA, não se pode deixar de lembrar sempre, a excepcional contribuição que esta educadora – Vilma Bagdeve – deixou para o engrandecimento do projeto educacional da Chesf, inclusive como diretora de sua unidade escolar mais representativa, embora já nos últimos anos de vida: o nosso imortal COLEPA.

 

Entre nós, colepanos toda a vida, há de ficar a memória desta mulher, que nos deixou no dia 06 de abril de 2020., como nos diz Ana Creuza, outra educadora exemplar:

 

“Comunico a você a morte da minha companheira Vilma Bagdeve de Oliveira. Companheira de 52 anos de parceria em 06/04/2020.”

 

A sua grandeza era do tamanho da sua simplicidade: Imensa. Por isso se eterniza na nossa memória.

 

A nossa homenagem póstuma a Vilma Bagdeve, professora, educadora sempre, muito além das salas de aulas.




 



WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 5

  1. Francisco Nery da Silva Júnior says:

    Há ocasiões em que temos que nos manifestar. Agradecer a Galdino e ao site ouvir falar de Ana Creuza, autora de um dos atos mais nobres na minha vida; em relação a mim. Sou grato a Deus, Ana, por ter sido seu colega, embora com visões diferentes. Ai reside toda sua nobreza. Deus a abençoe, Ana Creuza.

  2. Anônimo says:

    Não acredito q essas mortes repentinas já não seja o vírus. Estão escondendo a verdade da população. Morreu um idoso na rua da casa dos meus pais com de repente, com sintomas do COVID-19. E

  3. Anônimo says:

    Será q essas mortes realmente não tem ligação com o vírus? Acorda Paulo Afonso, estão enganando e escondendo da população. Morreu de repente um idoso na rua q meus pais moram, deu entrada no hospital do btn com sintomas do COVID-19, e faleceu com poucas horas. Ninguém sabe se quer se foi feito exame, se foi feito alguma coleta.

  4. adoniram barboza de carvalho bolsonaro lula da silva says:

    Uma grande educadora que fez muito pela educação e pela cidade de Paulo Afonso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!