
A televisão brasileira acaba de sofrer mais uma grande perda. Lolita Rodrigues morreu na madrugada deste domingo (5) em João Pessoa, na Paraíba, onde vivia há oito anos com a filha. A atriz, cantora e apresentadora de 94 anos estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves para tratar de uma pneumonia, mas não resistiu. Segundo informações do G1, o corpo será cremado ainda no dia hoje, em uma cerimônia restrita à família.
Trajetória
Lolita nasceu em Santos, litoral de São Paulo, no dia 10 de março de 1929 e se consagrou como uma das artistas pioneiras no Brasil. Começou sua carreira aos 10 anos, participando de radionovelas na Rádio Record, em São Paulo. Em 1950, ela cantou o hino da TV brasileira no programa de estreia da TV Tupi, realizado em 18 de setembro.
Em 1957, veio o convite para se tornar atriz na novela O Corcunda de Notre Dame, na qual interpretava a cigana Esmeralda, sua primeira protagonista. No folhetim, ela cantava, dançava e tocava castanholas.
Aliás, personagens com sotaque castelhano era sua marca registrada. Em “Sassaricando” (1987), ela foi a espanhola Aldonza, mãe de Tancinha, papel de Claudia Raia.
Em 1994, contracenou com uma de suas grandes amigas, Nair Bello, em A Viagem.
Em 1999, encarnou a espanhola Dolores em Terra Nostra, repetindo a relação de mãe e filha com Raia.
A dupla poderosa e hilária formada por Nair e Lolita voltou com tudo em Kubanacan (2003). Na trama, elas viviam, respetivamente, Dolores e Isabelita.
Seu último trabalho na TV foi em 2009, na novela Viver a Vida. Na trama, Lolita interpretou Noêmia, avó de Luciana (Alinne Moraes).

Trio que entrou para a história
Lolita não era só muito amiga de Nair Bello como também de Hebe Camargo. O trio compartilhava histórias de vida e de carreira, e o bom humor permeava essa amizade. Uma entrevista que as três deram a Jô Soares, no ano 2000, ficou para a história. A gargalhada foi tanta que Lolita até distribuiu lencinhos para as amigas, que choraram de rir. Relembre no vídeo acima.
