Por Francisco Nery Júnior
O companheiro se drogou – álcool é droga! – e um ciclista morreu na rodovia [BA-210]. Está na mídia com repercussão nacional. Depois de um “cavalo de pau” com um veículo potente, ainda segundo a mídia, um motoboy e um ciclista mortos. Tarda uma ciclovia para ligar o Tancredo Neves à Ilha de Paulo Afonso. O corte gerado com a construção do reservatório da Usina Chesf PA-IV enseja a construção de uma ciclovia e, quiçá, de um corredor para motocicletas.
A Prefeitura precisa despertar. O Estado da Bahia, dono e gestor da rodovia, deve se engajar e a Chesf, de tradição e reputação sedimentadas, deve se sensibilizar. Estamos, afinal, considerando a segurança de vidas humanas, aquelas de trabalhadores no afã de sustentar as suas famílias. Parece-nos a hora de todos se manifestarem. Protestar e exigir o que salta aos olhos como uma prioridade.
Nos parece de bom alvitre a republicação de matéria de nossa autoria publicada neste site em 19 de agosto de 2022 com a aquiescência dos nossos redatores.
Dia do ciclista
Eles usam a bicicleta para evitar pagar uma tarifa de transporte coletivo que lhes levaria boa parte do salário que ganham. Pedalam de sol a sol e conseguem alguma coisa para as necessidades as mais básicas. Oram e invocam o seu santo para não adoecer, o que lhes confiscaria todo e qualquer centavo ganho e lhes acumularia uma dívida impagável.
A bicicleta é o transporte obrigatório dos nossos operários. Se eles se unissem – os milhares de ciclistas de Paulo Afonso – pela prometida ciclovia, algum poderoso já lhes teria chegado perto. A ciclovia certamente sairia do papel.
A cidade é plana. Não se trata de pistas elaboradas a pó de ouro. O orçamento da cidade é polpudo e engordado pelos royalties da Chesf. O deslocamento urbano de um operário é para ser levado a sério. Mas a ciclovia não sai.
Então, no dia do ciclista, nada de parabéns. Nada de bolodório, nhenhenhém, palavrório ou conversa fiada.
No dia dos ciclistas, pelo menos uma palavra de esperança para um sistema de ciclovias que lhes possa proporcionar um deslocamento seguro para o seu local de trabalho. Para o ciclista esportivo, lazer, saúde e esporte com segurança.