
Na noite desta segunda-feira (22), uma mulher entrou em trabalho de parto e acabou tendo o bebê em casa, no Bairro Tancredo Neves III. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado por familiares e conseguiu chegar a tempo para fazer todos os procedimentos para o nascimento seguro da criança.
O bebê, que é do sexo feminino, nasceu por volta das 20h e foi encaminhado logo em seguida com a mãe para o Hospital Nair Alves de Souza. O parto foi considerado tranquilo e os agentes do Samu seguiram todos os protocolos durante o procedimento.
O técnico do Samu, um dos que realizaram o parto, lembra que a unidade de atendimento recebeu uma ligação por volta das 19h40 dando conta de um possível parto domiciliar e imediatamente a ambulância se deslocou até o local. Ele frisou que a grávida estava com 40 semanas de gestação.
“Quando nós chegamos ao local, ela já estava em trabalho de parto e comunicamos à nossa central, onde fica um médico. Como nós já sabíamos do que se tratava, realizamos todos os procedimentos conforme o protocolo para essa situação, assim como foi feito no nosso treinamento”, conta.
Ele explicou que a criança nasceu em um dos quartos da residência e que momentos antes a gestante sentiu algumas contrações e teve sangramento, que é normal antes do nascimento do bebê. O profissional destacou que com ele tinha mais dois profissionais do Samu e todos trabalharam em conjunto.
“Na nossa ambulância, apesar de receber o nome de básica, temos as mochilas com todos os equipamentos para atender qualquer tipo de situação, ou seja, nós estávamos devidamente equipados para atender essa ocorrência”, diz.
Após a criança nascer, a equipe observou de imediato os cinco sinais vitais do bebê e fez o corte do cordão umbilical.