23 de setembro de 2025

‘Foi tudo arbitrário’, declara cacique Kariri Chocó durante reintegração em Paulo Afonso

Por

Redação. PortalPA4.com.br

Muita revolta dos indígenas que foram forçados a deixar as terras da União, segundo o Ministério Público, próximas a ponte metálica, na saída de Paulo Afonso, e não apenas deles, mas de autoridades, curiosos e representantes de entidades ligadas aos direitos humanos –  que acompanharam a ordem concedida pelo juiz federal João Paulo Pirôpo, reintegrando-a à empresa UZI Construtora.

 

Cacique Jailson (PA4.COM.BR)

O cacique Jailson falou com exclusividade ao repórter Carlos Alexandre e classificou a decisão de ‘arbitrária’, segue a entrevista:

 

″Nós não vamos resistir porque a PRF (Polícia Rodoviária Federal) tem que fazer o trabalho deles e eles não têm culpa, a culpa é da justiça que está sendo arbitrária e injusta, querendo tiras as pessoas, as crianças de uma área que pertence à União.″

 

O cacique explicou que lá residiam cerca de 40 famílias, e que todos estão sofrendo: ″Nós não temos para onde ir, nós só estamos nos organizando, tirando as nossas coisas, para não machucar as crianças e assim que acabar vamos sair.″

 

O prazo concedido pela justiça à Funai para retirada dos índios foi de 45 dias, recurso do Tribunal Regional Federal da 1º Região, que havia adiado a reintegração marcada então para o dia 30 março, os índios comemoraram, mas a desocupação fora apenas protelada, não se tratava de revés no que diz respeito à propriedade e hoje foi cumprida a liminar.

 

 

 

 

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 18

  1. Nativo Observador says:

    É estranho o endereço dessa empresa (UZI Construtora Ltda.), no interior de São Paulo. Sugiro dar uma olhada nesses dois links (se interessar, é claro!):

    http://imigra.com.br/como-chegar/uzi-construtora-ltda
    https://www.google.com.br/maps/@-23.1956012,-45.8859268,3a,60y,309.94h,96.41t/data=!3m6!1e1!3m4!1sqPqH6ChAe5EfklF-WoOfLw!2e0!7i13312!8i6656

  2. HERON. says:

    ISTO EU NÃO CONSIDERO ÍNDIOS E SIM INVASORES, RLES NÃO QUEREM IR PARA O NORTE DO BRASIL ONDE TEM ÍNDIOS ORIGINAIS.

  3. Vai chorar é!? says:

    O cacique pintou a cara de preto pra “parecer” com índio! kkkkkkk

  4. José Souza says:

    Será possível que a União não tem uma terra devoluta que possa alocar esta comunidade indígena !!!!!!!!!!

  5. Anônimo says:

    vanho tirar eles de la so pra bandidaji voltar

  6. fernando says:

    tenho 56 anos de idade, conheço toda essa região nunca vi um indio ali. indio ta querendo é apito.

  7. Pantaleão says:

    Esse grupo indígena foram expulsos de suas áreas originais por posseiros, alguns foram assassinados e ameaçados de morte. A vinda a Paulo Afonso é estratégica porque tem unidade da FUNAI e muitas terras devolutas do governo Federal. Sugiro o mesmo artifício do povo Truká-tupãm que por meio de acordo ocuparam terras no Araticum e já estão em processo final de reconhecimento e vivem da agricultura familiar.

    Poderiam ver terras junto ao canion, na região do Rio de Sal, Malhada e XIngozinho, ou em terreno do Exercito por tras do Bairro Rodoviários… São terras da União sem uso adequado e extensa. Deem as condições e ajudem essas famílias indigenas.
    Não condenem esse povo com preconceitos e ódio. Tentem se colocar no lugar deles.

  8. CACIQUE says:

    ISSO LA É INDIO, SÃO APROVEITADORES QUERENDO… AS TERRAS DA UNIÃO , BORRACHA NELES!

  9. .... says:

    A maioria dos que aqui comentam deixa claro que além de não conhecer nada da história brasileira, é muito preconceituoso e desprovido de empatia.

  10. anônimo says:

    O brasileiro besta mesmo não conhece o pais que vive tem muitos ai que não índios se procura vão achar muita falcatruas só e isso que tem no brasil

  11. anônimo says:

    Ai tem muitos que são índios falsos ta na cara não e preciso saber a historia pra ver que tem falsificação neste meio afinal estamos no BRASIL onde a falcatrua corre solta porque náo fazem uma investigação pra ver oque vai encontra o BRASIL não quer trabalhar só quer moleza e indenização

  12. anônimo says:

    Onde já se viu índio com barba bigode cabelo nos peitos cabelos ruim e loiro e ainda tem gente que diz conhecer a historia .só o governo brasileiro mesmo pra da dinheiro a quem não quer trabalha . o índio verdadeiro náo quer dinheiro do governo quer terra pra trabalhar mai no brasil muitos mamam com isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!