22 de agosto de 2025

O câncer de Marcelo Rezende: otimismo ajuda em dura batalha

Por

Redação PA4, COM INFORMAÇÕES DA POLÍCIA DE PAULO AFONSO (Veja.com)

Embora o câncer de pâncreas seja agressivo, tratamentos combinados elevam a sobrevida. Especialistas afirmam que o otimismo também ajuda no tratamento.

 

Marcelo Resende.

 

No domingo, o apresentador Marcelo Rezende revelou em entrevista para o Domingo Espetacular, da TV Record, que está com câncer no pâncreas e no fígado. Rezende relatou que os sintomas apareceram há apenas um mês, quando começou a sentir cansaço e falta de apetite. Depois de uma bateria de exames, veio o diagnóstico: um tumor no pâncreas que se espalhou para o fígado.

 

Além de iniciar um tratamento, o apresentador decidiu fazer um retiro espiritual de sete dias para se fortalecer emocionalmente. A decisão veio após a alta na quimioterapia. Na mesma postagem, Rezende diz já se sentir curado, graças à fé. “O importante é que estou aqui orando firme e tenho certeza de que já estou curado”, afirmou em vídeo publicado no Instagram.

 

Otimismo ajuda

 

Especialistas acreditam que o otimismo, de fato, ajuda no tratamento. “Embora não signifique que a pessoa vai se curar ou não, é muito nítida, na prática clínica do tratamento de doenças graves, a influência positiva do otimismo na evolução do prognóstico”, diz Ben-Hur Ferraz Neto, cirurgião de fígado e aparelho digestivo e professor livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP).

 

Para Felipe José Fernández Coimbra, cirurgião oncologista e diretor do Departamento de Cirurgia Abdominal do A.C.Camargo Cancer Center, “quando qualquer pessoa é diagnosticada com uma doença grave, existem várias formas de enfrentar a situação: negação, pessimismo, otimismo, racionalização. Embora não existam estudos sobre o assunto, na prática a gente vê que ser positivo é sempre bom. Essa atitude facilita a exposição ao tratamento, que não é fácil e ajuda na hora da internação hospitalar, por exemplo.”

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 1

  1. CELIA CHADI FONTANA says:

    O IMPORTANTE É BUSCAR DEUS E ISSO MARCELO ESTÁ FAZENDO.
    O TRABALHO DELE É STRESSANTE E ISSO NÃO AJUDA TER UMA VIDA ESPIRITUAL COMO DEUS QUER.
    AS BIBLIAS NÃO VIÉRAM SEM MOTIVO E MARCELO E MARCELO FOI TOCADO POR DEUS P/ ESTUDA-LA, BOM DE MAIS ISSO.
    QUE O ILUMINE P/ O ESPIRITO SANTO REVELAR AS MARAVILHAS DA PALAVRA. DEUS ABENCÕE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!