
Cabe um pequeno prólogo antes de entrar na querela da sessão ordinária da Câmara Municipal de Paulo Afonso, desta segunda-feira 30, entre as queixas sem resposta da oposição, ou melhor, com a resposta que salta aos olhos.
Paulo Afonso vivia há dois meses um ‘estado de emergência’, segundo o então prefeito Luiz de Deus (PSD) e por consequência, abriria mão de licitações para acelerar a contratação de alguns serviços. A tal emergência, deu-se por conta dos longos períodos de seca.
O curioso, é que na cabeça do hoje prefeito licenciado, um município pode declarar-se em estado emergencial e a população pagar o maior salário de prefeito do país ao mesmo: 33.700 reais. São contas que na cabeça da gestão se batem.
Seguindo este mesmo raciocínio, a calamidade pública, que pode desfalcar alguns serviços essências aos mais carentes, não trazia controvérsia nenhuma em bancar uma festa milionária. Deu-se então a Copa Vela 2017, sob a batuta do sempre sorridente Jânio Soares, secretário de Cultura e Esporte de Paulo Afonso.
Eis que o vereador Mário Galinho (SD), pediu então alguns esclarecimentos ao secretário; mesmo porque poucos dias depois de passada a festa, a secretária de Jânio precisou de um socorro de pouco mais de meio milhão de reais.
O requerimento para que Jânio compareça à Casa, foi aprovado por unanimidade, há mais de um mês, ocorre que passado esse tempo, segundo os parlamentares, na sessão desta segunda, até hoje o secretário continua sorrindo, pois não foi oficializado. Pasmem os senhores!
Salientando que a Câmara fica a alguns metros da prefeitura.
“Foi dia 30 a convocação, lamentavelmente soubemos hoje que nem os ofícios foram encaminhados”, disse Antônio Alexandre (PMDB), Mário Galinho completou: “E nem consta em Ata, foi aprovado e nem aqui está.”
Os vereadores da oposição, reiteradamente chamam atenção para a falta de respeito com o trabalho deles; e, por conseguinte, com o povo que paga quase R$ 8 milhões por ano para um Poder que, em tese deveria ser independente, mas se presta ao servilismo.
Ambos os vereadores citados disseram que vão recorrer à justiça para ver se a Câmara para de funcionar como feudo.
Galinho fique atento e na luta, cobrem mesmo essa investigação, a cultura daqui não anda, tem muito dinheiro e os artistas indo embora, sem ter apoio, só dão apoio , a quem estava levantando bandeira ao grupo, o resto passa 4 anos sofrendo, o teatro cadê? o Lindinalva ta parado gastaram dinheiro pra ficar fechado e vão ter que gastar mais ainda. Cade os espaços culturais funcionando e agregando valores e renda, a cultura só funciona na copa vela e o restante do dinheiro da cultura fazem o que? tão investindo em que? chamem os artistas para uma sessão na câmara que vocês irão ouvir as necessidades , a Secretaria não serve pra nada, só pra da cargo a quem levantou bandeira, anos e anos a mesma coisa, chamem a população pra discutirem , chamem o Sr. Jânio, para esclarecimentos sim, é dinheiro publico e o povo precisa saber como estão sendo gastos e o povo precisa opinar onde queremos que invistam o dinheiro da cultura, Galinho continue assim, meu voto e da minha família, será seu sempre, vc esta mostrando realmente como funciona ser um vereador , parabéns, orgulho de vc .
Tem que manter msm a copa-vela é tradicional a nivél nacional, e outra é uma vez só por ano parabéns Jâninho!!! Hj foi bom de mais a sessão, Marcondes Daniél desabafou se a Galinha fala tinha apanhado. kkkkkk
Olha o homem ai. GALINHO, da-lhe na moleira para o secretario se aprumar.
Se não for, entre com uma ação de improbidade administrativa contra o gestor só assim eles se alertam.
Essa feirinha que ele faz aí. É pra arrecadar pro bolso ele fazia isso usando …..na época..do raso da Catarina. Isso é um …..
No esporte eles disseram que gastaram milhões, agora com que esporte?
copa vela dos sonhos de qualquer gestor, muita grana$$$.$$$.$$$. dalé Galinho, isso sim é um vereador de respeito.
Faz tempo que esse Janio vem fazendo a festa,…, pq tem que ter o… entre eles, só agora aparece alguém pra denunciar.
A festa que eles fazem de propagando dos jogos estudantis não está na historia, muitos cartazes faixas somente DEUS tem conhecimento de quando isso custa aos cofre públicos.
Merece investigar quanto é gasto com estas esnobações.
Importantíssimo ver o parlamento atuar com disposição de cobrar esclarecimento daquilo que visualmente aparenta não ser condizente com a realidade econômica de momento. Não pelo simples fato de parti é claro da iniciativa de edis que se colocam na condição de oposição. Afinal, esse sentimento deveria contagiar até mesmo a ala governista e aos indecisos de qual posição adotarem. No quesito, transparência essa prática de fiscalizar deveria ser uma constante inclusive como forma de conceder créditos à gestão. Porém, episódios semelhantes tornam se uma constante por falta de pressão popular. Até, por que um parlamento esfacelado, há muito, já não goza de apoio popular mesmo assim alguns poucos descarrados com as forças enfraquecidas tentam sem sucesso atingir uma gestão que é público e notório, não tem à transparência como premissa. É bem verdade que o prefeito em exercício conhece como poucos o caminho para implementar um modelo de gestão que possa vir à saltar os olhos, mais daí isso vir acontecer. É preciso promover mudanças estruturais.
Olhem quanto se gastam nas empresas de iluminação, som e palco, Ozildo coloca aí na página do seu site mensalmente quanto se gasta na cultura e com quem, que empresas? Sera qye os eventos e as contas batem ? Coloca aí ozildo , o portão da transparência dificulta o acesso .
ESTE PESSOAL DA PREFEITURA CORRE DOS 6 VEREADORES DE OPOSIÇÃO COMO O DIABO FOGE DA CRUZ.
PAU NA MOLEIRA DELES ENTÃO.