
Um vídeo que circulou na manhã deste domingo (5), entre grupos de Whatsapp de Paulo Afonso, mostra uma discussão durante o show da cantora Marília Santos, no espaço de eventos na pérgula das piscinas do CPA (Clube Paulo Afonso).
As imagens apontam que o incidente ocorreu por conta da insatisfação do sócio Klewton Ferraz com o volume do som, que para ele encontrava-se muito alto. O ex-diretor regional da Chesf estava em uma das mesas próximo ao palco com um grupo de pessoas, e segundo o mesmo, elas não conseguiam ouvir umas as outras.
A cantora Marília não gostou do comportamento de Klewton e ameaçou suspender a apresentação. Visivelmente emocionada, ela desabafou:
“Eu tenho 31 (anos) e comecei a cantar com 7 anos de idade, e infelizmente eu parei de cantar nessa cidade por conta de certos comportamentos como esse de hoje (aplausos)”.
Nesse momento, Tony, diretor social do clube interveio para defender a cantora e criticar a postura do sócio:
“Pra quem não me conhece, eu sou Tony, estou diretor social desse clube aqui, dessa nova gestão e eu quero que fique bem claro aqui, Marilia foi contratada aqui para tocar como todos os outros tocam, certo, se tem uma pessoa que está incomodada, ela pelo menos respeitasse o profissional que está aqui em cima, não é abrindo os braços e gritando que as coisas vão se resolver não […]”.
Tony pediu para Marília Santos continuar em respeito ao público que prestigiava o show:
“[…] É inadmissível uma pessoa ficar aos gritos levantado o braço desestabilizando uma profissional, eu peço a ela que ela continue em respeito aos que estão aqui e estão gostando do show, espero que vocês compreendam e quando quiser fazer uma reclamação, que faça de forma educada (aplausos)”.
Ao ouvir o diretor, o sócio Klewton Ferraz se levantou da mesa e também pediu a palavra. Tony em princípio ofereceu resistência:“Meu amigo, você quer falar agora né, porque você estava gritando”, porém entregou o microfone ao reclamante, que justificou seus posicionamentos. O chesfinao argumentou que suas críticas não foram dirigidas a cantora, e sim, ao volume do som, que considerava muito alto:
“Pra quem não me conhece, eu sou Klewton Ferraz, pronto, eu sou sócio daqui desde que nasci, tenho 55 anos de idade. Cheguei aqui, sentei nessa mesa aqui, sou músico, seu que existe um retorno aqui, isso aqui é feito pro músico, o som que ele precisar de altura e de volume está daqui para cima. Pra frente tem que está um som que a gente possa conversar, eu estava aqui, naquela mesa ali gritando, conversando gritando, quer dizer, não pode cara, então pedi ao técnico de som aqui, o Ailson pra baixar um pouquinho, a primeira vez, ai a gente continuou gritando ali. Isso aqui é comum, o CPA tem um som muito alto, aí o diretor vem aqui e diz o seguinte, quem tiver achando ruim vá lá pra trás, não pode cara, a gente precisa conversar, respeito eu tenho viu Marília porque eu sou músico e nenhuma vez eu falei de você, eu falei do operador de som, porque o som aqui, quem opera é o técnico de som, não tem nada a ver com você. Então aqui o som está alto, eu não venho aqui para está gritando com as pessoas, e você (Tony) como diretor tem que dá espaço a todos”.
Assista ao vídeo:
Eu também sou sócio do CPA, sábado cheguei ao clube com esposa e filho as 11:30 h, almoçamos e fomos embora as 12:15 h, antes da banda começar. Independente da banda ou cantor, o som é sim muito alto, coisa comum em Paulo Afonso, onde barulho é a regra. Concordo com o sócio quando este reclama que é impossível conversarmos com os outros na mesa, sinto a mesma coisa quando vou ao clube. A diretoria do clube, os bares e restaurantes da cidade precisam aprender o que significa “música ambiente”, é um ambiente onde você conversa com outras pessoas, se alimenta e ouve uma boa música em um volume agradável. Se é para ser alto, então retira as mesas e deixa o povo pular e dançar no meio do salão!
Espero que o sócio aprenda a se manifestar mais respeitosamente da próxima vez, e ao clube ,espero que aprenda que seus sócios são heterogêneos, tem muito bêbado que só vai pra encher a cara no meio do barulho, mas, tem também famílias educadas com comportamento mais tranquilo, que se mantem adimplente com o clube e quer ficar na pérgola da piscina em qualquer mesa, não escondida atrás da piscina.
Sigam o exemplo do GG Bar na Vila Nobre, la o som não incomoda ninguém, nunca houve reclamação dos moradores pois o som tem uma altura civilizada, musicas ao vivo do bom nível, tem hora para começar e hora para terminar o show, moro na vila próximo ao bar a mais de trinta anos e nunca fui incomodado alias me sinto privilegiado por escutar boas musicas com músicos locais aos finais de semana sem sair de casa.
Verdade… tem muitos lugares em Paulo Afonso que o som é muito alto…
Mas é cada uma, se ele queria conversar não fosse para um lugar aonde tem música ao vivo, que pelo menos sentasse mas distante das caixas de som. No vídeo é nítido que tinja varias mesas vazias. O problema é que esse povo se acha dono de tudo. So em cidade pequena que tem isso!
Interessante! Depois de 55 anos como sócio, só agora este cidadão acordou para fazer tal reclamação. Poque não o fez enquanto durou a antiga “Diretoria do Clube”?
Olha, trabalhei no CPA e conheço esse Som ai, são muitos anos, eu sei da qualidade do técnico de som Aílson ele sempre segue um padrão a anos com esse som da pérgula com os ajustes de volume do PA ,… só quer aparecer, ñ só ele assim como muitos sócios uma minoria, que se acham os donos do clube e são arrogantes e que na maioria das vezes agem de maneira abrupta …
verdade muitos sócios antigos se acham dono do clube. Meu respeito começa quando o do outro termina
O problema que muita gente fica incomodado com o som alto mas não tem coragem de reclamar ficam esperando que alguém reclame e se indisponha com diretor, cantor ou outra pessoa. O sócio tem toda razão, eu mesmo para não me indispor com alguém e não perder minha audição deixei de frequentar o local.
Estava muito alto mesmo o sócio tinha razão
Realmente o som estava muito alto…
Marília você é uma artista. Parabéns e continue a cantar….
… Olha no desfile, o som tava muito alto, e eu não preciso me humilhar para pedir baixar som, eu simplesmente fiquei mais afastado do som…
Falta de educação tem em todo lugar… o que muda é o poder aquisitivo.
se o rapaz não gostou do som alto, fica em casa!
isso mesmo! kkk
Se o cara era o único incomodado deveria ter mudado de lugar, afastar-se um pouco mais, agora, reclamar de volume alto do som? Por outro lado se baixa demais outras pessoas iriam reclamar que não ouviam nada. Ser humano é complicado.
Deveria ter ido se refugiar no Povoado Riacho,concorda Wilkinho? Em cima da Serra do Umbuzeiro na companhia do Wilkinho. Fica a dica.
Conheço Klewton! Mas, é evidente que um associado não tem autonomia para solicitar que um Técnico de Som abaixe ou aumente o som a seu gosto, mesmo que o motivo seja INCÔMODO. Imagina se todos que estão nesse espaço se sentirem a vontade para fazer esse pedido! Os usuários do espaço, têm o direito sim, de procurar um Diretor do Clube e fazer a reclamação. Para que a mesma seja analisada e tomada a devida providência em prol do conforto de todos que estão no ambiente. Klewton sabe disso!
CONCORDO PLENAMENTE!
E isso ai klewton, concordo plenamente com vc, vc apenas fez uma observação construtiva, meus parabéns .
“Olha, trabalhei no CPA e conheço esse Som ai, são muitos anos, eu sei da qualidade do técnico de som Aílson ele sempre segue um padrão a anos com esse som da pérgula com os ajustes de volume do PA”
SE A ALTURA DO SOM É PADRÃO ESSE SENHOR CLEITON QUE JÁ SÓCIO HA MUITOS ANOS SABE QUE O SOM POR LÁ É ALTO, ENTÃO , NÃO TEM QUE DÁ OBSERVAÇÃO CONSTRUTIVA NENHUMA E SE QUISER DÁ, ELE CHEGASSE NO PÉ DO OUVIDO DO DIRETOR E FALASSE NÃO FICASSEM COM GRITARIA NA MESA COM OS COLEGUINHAS DELE
O cara fez escândalo, vc não leu a matéria e não assistiu ao vídeo? Esse cara foi vaidado pq estava errado! Se queria conversar, procurasse uma mesa mas afastada.
Na verdade sempre foi um problema aquele som, pelo que soube a nova diretoria já estava providenciando outro equipamento é tanto que Tony relatou isso no dia, eu estava lá e foi uma falta de respeito do cidadão que deu um grito no operador de som. E nesse dia o som estava baixo, pois ele já tinha feito a pedido do cidadão que insistia em reclamar. Ele não soube reclamar, deu grito no operador Edson na frente de todos e isso é uma falta de respeito.
Em primeiro lugar, Marilia você é uma profissional excelente, cada dia mais crescendo e ganhando admiradores pelo seu trabalho, então não ligue para certos comentários. A você sócio que esta incomodado, saiba reivindicar, procure a direção para uma conversa, ou até mesmo uma reclamação, e não querer se aparecer em um local público agindo dessa forma. Quando queremos lugar com silêncio ou música baixa para conversar, não procuramos um local que tenha som ao vivo. E por que só pedir a palavra depois que a cantora e o diretor falaram ??? Por que antes ficou gritando da sua mesa e gesticulando ??? É esta parecendo mais que você senhor queria se aparecer, e deixa eu te dizer uma coisa, conseguiu viu, pois acabou caindo nas redes sociais kkkkkkkkkkk
Sucesso a Marília e a nova diretoria do CPA, que cada dia mostram o excelente trabalho.
Quando o Sr. incomodado toca (Klewton), neste mesmo espaço, ele não se incomoda com a qualidade do som, agora aparece pra querer tumultuar, com total falta de desrespeito. Gentileza gera gentileza,…
respeito melhor coisa que existe…
PAULO AFONSO, POVO MAIS FOLGADO QUE JA VI NA FACE DA TERRA, DE OUSADIA , …
…
COM RELAÇÃO A SOM ALTOS EM PAULO AFONSO DISCORDO DE TODOS, A POLICIA E OS ÓRGÃOS COMPETENTES VEM FAZENDO UM BOM TRABALHO, AGORA PRA ISSO ALGUÉM TEM QUE ACIONAR OS ÓRGÃOS, CASO CONTRARIO VÃO ENTENDER QUE ESTA TODO MUNDO GOSTANDO DO BARULHO.
simplesmente, concordo.
Sr. Marcio Sousa, e lamentável que pessoas como você tenham um espaço para opinarem sobre assuntos de cunho social.
Você atribuir valor a conduta de Klewton e, pior ainda, parabenizá-lo como autor de uma “observação construtiva”, peraí!
deixa eu te ensinar o que é uma observação construtiva…
Observação construtiva seria o sócio, tenha ele 55 anos ou 55 dias de associado da agremiação, se dirigir a qualquer dos Diretores ou Presidente da Instituição e fazer a sua reclamação. A partir daí, o recebedor da reclamação fará a devida análise e tomará a providência necessária, em prol do bem comum de todos os presentes no ambiente, sejam esses, associados ou convidados.
Fica a dica, Sr. Marcio Sousa! Sugiro a Vossa Senhoria buscar maiores conhecimentos no quesito comportamento social, para gastar as falanges distais dos seus dedinhos e teclar algo construtivo.
Realmente chegava e falava com o diretor, de forma educada e civilizada ! Tem certas pessoas que se acha dono do clube , arrogância não leva a nada. #HumildadeSempre
É lamentável não ter lido nenhum comentário criticando a conduta de Klewton, no que diz respeito à velha e desprezível atitude chamada “CARTEIRADA”. Para refrescar a memória dos queridos conterrâneos, como vocês se comportam quando presenciam alguém usar a frase: “VOCÊ SABE QUEM EU SOU”?.
Para os bons observadores, foi essa a intenção de Klewton, utilizando-se de uma estratégia astuciosa, o seu tempo de associado da agremiação CPA. Esquecendo-se ele que, os mesmos direitos que lhe são atribuídos na condição de associado, também o são para OS DEMAIS associados do CPA. O que ele tem mais que os associados, com tempo de associação inferior ao dele é, compromisso e zelo com o CPA, pelo clube ter-lhe promovido um espaço de lazer e entretenimento durante os seus 55 anos de idade. Mesmo que seu pai (In Memorian) e ele tenham sido adimplente com os compromissos de pagamento de suas mensalidades.
Só pra refletir: Imaginem Klewton um Promotor de Justiça, nesse momento!
(Certamente o meu amigo Thony e Aílson, seriam levados ao cárcere, imediatamente!)
Esse é comportamento do brasileiro, que não deve sobreviver por longo tempo!
O que falta nesse cidadão é HUMILDADE! Essa é a verdade!
Que nada rapaz, se não quiser zuada, fique em casa,…
É cada uma… Quando ele tocava no CPA, não ficava atento para para o som alto. E agora quer fazer tumulto? Se não quer ouvir som alto, fica em casa.
Isso
Estava la e acompanhei, Klewton falou duas vezes com o técnico e uma vez com o Diretor Tony, quando respondeu dizendo que se ele estava achando o som alto fosse para debaixo da mangueira mais distante, inclusive o Diretor Tony disse que “todos são sabedores que o som é alto e que devem procurar um lugar distante do palco, Parabéns Klewton! espero que outros consigam convencer essa diretoria que aí é um espaço para sócios irem levar sua família, amigos para se divertirem ouvido uma boa música ao vivo, , não é lugar de festa, baderna e som ALTO.
Ele teve 22 anos pra reclamar do som e nunca reclamou. Quis tumultuar sim. Todos são sabedores que o som lá eh ruim e que se baixar demais, os q sentam atrás não escutam. Ele claramente foi mal educado e insensato.
Num quer zuada fique em casa…
Klewton exagerou na reclamação , apesar de até ele quando toca , o som fica alto. A forma de reclamar… , foi totalmente errada, ele estava acompanhado de incentivadores de maus modos, estava perto e vi um cidadão na mesa dele incentivando a violência . Aproveitar e parabenizar o Presidente Chico que agiu rápido , com personalidade e maturidade , …
Chico nem lá estava….
NÃO É POR AÍ NÃO. SE NÃO GOSTAR DO SOM ALTO SAIA DO CLUBE? QUE BABAQUICE É ESSA. O CLUBE É NOSSO. SOMOS SÓCIOS E MERECEMOS RESPEITO. O SOM DO CLUBE É ALTÍSSIMO E TORNA-SE RUÍDO AOS NOSSOS OUVIDOS. MÚSICA É PARA CURTIR .O SOM PRECISA SER PRAZEROSO A EDUCAÇÃO MUSICAL DOS DIRETORES DO CLUBE DEIXA A DESEJAR ALÉM DE TER UMA PÉSSIMA POSTURA MUSICAL. EDUCAÇÃO MUSICAL É PARA POUCOS QUE FREQUENTAM A ÁREA DA PISCINA. É UM SAMBÃO QUE NÃO É SAMBÃO (NÃO TEM NADA DE SAMBA .É UMA SERESTA QUE NADA TEM A VER COM SERESTA E POR AÍ VAI. GOSTARIA DE VER ESSE CLUBE COM GOSTOS APRIMORADOS E MENOS DITADURA AOS ADMINISTRAR O QUE PERTENCE AOS SÓCIOS. BAIXEM LITERALMENTE ESSE SOM!!!
Em primeiro lugar não tem sambão lá. E em propaganda nenhuma você vê o nome sambão. Segundo, ambiente de piscina ninguém ouve mpb até pq chega a ficar Morgado. E terceiro, há mais de vinte anos o som lá eh ruim e ngm ajeitou. E o cidadão klewton não reclamou. Pq será que o fez agora?
Se eu fosse ele já tinha deixado de ser sócio a tempos do CPA, economizaria R$1.080,00 por ano, uma boa grana…..
rapaz é cada uma viu. vc quer paz vá para uma roça e fique por lá. lá tem muito Silêncio .
A maioria desses comentários é de gente que nem sócia é kkkkkkk
Nem o CPA, e nenhum Diretor está acima da Lei. E, para evitar Poluição Sonora, existem Leis e normas da ABNT. Portanto, devem ser obedecidas e respeitadas. As Leis se aplicam em qualquer lugar da República. Quem deve ser punido é o tecnico de som, será que ele não sabe quando se trata de um som ambiente?
Bem aquele ditado elogio a gente a em público, chamar atenção a gente chama no privado!gentileza gera gentileza !Tony parabéns
O sócio foi desrespeitado só porque expôs sua reclamação. Qual problema adequar o volume de um som? Lamentável também a postura imatura e desrespeitosa do diretor, que não souber resolver uma coisa tão simples. Sou sócio e não posso reclamar? Então, pago mensalidades para ser ofendido e desrespeitado? Que esse fato sirva de alerta aos Sócios do CPA que não foram votar. Queremos o CPA dos bons tempos. Daqui há 2 anos teremos novas eleições, e será o momento de restabeleceremos o respeito ao associado.
Tem muita gente que não está , conformado que a chapa 1 perdeu, eu mesmo votei na chapa 1 , mais se fosse hj voltaria na chapa 2 Chico está fazendo um bom trabalho , não é mais a na mamadinha de diretores que era
Meu Deus tanta confussăo pra uma coisa tăo simples de resolver. Todo mundo sabe que se ficar perto demais aonde a banda estar se apresentando o som fica muito alto,impossivel de estar batendo papo né. Um clube tăo grande desse, quer conversvar vai pro final poxa, é cada uma. Tem gente que se acha o dono da razăo. Năo quer barulho? fica em casa, quer som mais baixo? bota uma caixinha que tu controla o volume. Gente idiota.
Ele como músico sabe muito bem como o som é usado ,pois queria ver se fosse o mesmo tocado.Parabenizo á cantora Marília que é excelente e ao Ailson que sempre esteve á frente do som com todo carinho e um bom conhecimento do som.
Na minha opinião, o som tem que ser um pouco mais baixo mesmo, pois quem fica ali na frente, realmente não consegue conversar.
E quem fica atrás não consegue ouvir. Não dá pra baixar tanto. A questão eh essa. Enquanto não mudar a estrutura do clube com um novo sistema de som, realmente quem quiser sim baixo terá q sentar atrás
Eu estava presente e o som não estava alto nao apenas um cidadão incomodando e o rapaz do som muito paciente com toda situação…
Nesse clube frequenta muita gente que não entende de porra nenhuma de som , e vão pra o evento querer conversar como se estivesse em uma sala de reuniões , poxa use a lógica é um local de música ao vivo é óbvio que irá em contrar barulho e que não vai dar pra conversar igual um local de reuniões
É cada coisa que se vê e também se ouve. Um rapaz que no alto de sua repugnante “autoridade” se acha melhor que os outros em querer que faça sua vontade como menino mimado: – Baixa o som, que tá alto. Quer silêncio? Vai pra biblioteca ler e aprenda a ser mais educado com os outros.
kkkkkk verdade!
Esse cara é cheio de direito se ele quiser-se conversar fosse para a casa dele, ele pensa que é uma autoridade.
O som é sim extremamente alto.
Klewton estava certo.
Cabe aos outros associados reclamarem também.
Aonde já se viu? um associado, não poder reclamar de nível do som.