Após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obter mais votos do que o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) em todos os estados do Nordeste no 1° turno das eleições presidenciais, realizado nesse domingo (2/10), perfis bolsonaristas passaram a atacar com ofensas preconceituosas os eleitores da região nas redes sociais.
O comentarista político Rodrigo Constantino, por exemplo, publicou no Twitter imagem de um mapa do Brasil em que a Região Nordeste é referida como “Cuba do Brasil”.
Em resposta à postagem, um perfil que se descreve como patriota justificou ser devido à decisão de voto da maioria dos nordestinos que a região tem “mais miséria, mais fome, menos saúde e educação”.
Em outra publicação, uma internauta expôs postagens de um perfil dizendo que nordestinos “têm que morrer de fome”. Nas respostas, mais pessoas apoiaram o ataque xenofóbico e acrescentaram ofensas.
A Lei Nº 9.459, de 13 de maio de 1997, prevê pena de um a três anos de prisão e multa para quem cometer discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Fonte: Metrópoles