
Introduzir práticas de gestão que trarão melhores resultados para instituição e seus servidores faz parte dos objetivos do Projeto para implantação do Sistema de Gestão Estratégica da Polícia Civil da Bahia, que teve suas etapas iniciadas em janeiro deste ano.
A abertura das atividades aconteceu com a criação de um Grupo de Trabalho Permanente (GT / Permanente), através da Portaria do Delegado-Geral nº. 001/2019, composto pelos diretores e coordenadores titulares dos órgãos de direção superior, estratégicos, de gestão tática e órgãos de suporte operacional da Instituição.
O GT Permanente, que funciona como comitê executivo do Projeto, é presidido pela delegada-geral adjunta, Heloísa Campos Brito, e tem o suporte técnico do Escritório de Projetos e Processos da Polícia Civil.
Com o foco no avanço e nos processos de negócio da instituição, a entrega de valor para seus usuários e a sociedade em geral, além de buscar a integração de todas as áreas envolvidas para realização da missão e visão de futuro, o projeto está alinhado com o Planejamento Estratégico do Sistema Estadual da Segurança Pública.
O projeto para implantação do Sistema de Gestão Estratégica também busca o amadurecimento das práticas de gestão e governança corporativa, com inspiração no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ).
Planejamento Estratégico
Desde a instalação, algumas entregas já foram realizadas como a mobilização da liderança para alinhamento e desenvolvimento da estratégia, construção do Mapa de Negócio, elaboração do Plano de desenvolvimento para lideres e gestores da Policia Civil e criação de um Banco de Talentos composto por especialistas e colaboradores voluntários que atuarão nas etapas de elaboração do Planejamento Estratégico Organizacional.
A presidente do GT Permanente ressaltou o foco nas pessoas, no movimento de mudança, para a Gestão Estratégica na Polícia Civil. “Estamos identificando valores institucionais e desenvolvendo novos saberes e habilidades para o que está por vir”, comentou a delegada-geral adjunta.
Na etapa de formulação do Planejamento Estratégico estão sendo realizados encontros em todas as Regiões Integradas (RISPs) do Estado, começando pelo interior.
No dia 27 deste mês, acontece em Barreiras e logo na sequência em Irecê. “Nosso delegado-geral está envolvido diretamente em todas as etapas do processo e pretende conciliar a agenda para também participar dos encontros no interior”, informa a presidente do GT Permanente.