20 de setembro de 2025

Prefeitura estuda implantar mais seis câmeras de fiscalização no trânsito de Paulo Afonso

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR




 

 

Segundo informações enviadas pela prefeitura de Paulo Afonso, desde que foram instaladas, as câmeras de vídeo monitoramento estão auxiliando a segurança pública, e que agora desde o início do mês de maio passaram a ter o que a prefeitura classifica de “função de educar os condutores no trânsito e reduzir os acidentes”. “A medida já começou a dar resultados, deixando a população em alerta e evitando infrações que se tornaram corriqueiras, a exemplo do uso do celular ao volante”, diz a nota.

 

Segundo o comandante do Comando de Segurança e Trânsito (Consetran), Cleston Andrade, a implantação das câmeras para a fiscalização no trânsito está assegurada na Resolução 471/2013 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

 

Em Paulo Afonso, as câmeras estão instaladas em diversos locais, compreendendo o Centro e o Bairro Tancredo Neves. Cleston explica, que “apesar dos rumores sobre a possibilidade de aumento do número de multas, não há porque a população se preocupar, tem que apenas cumprir o que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”.

 

 

“Não vejo porque a população se preocupar tanto, até porque quem se preocupa é quem é infrator. Aquele cidadão que tem o cuidado de andar com zelo para garantir a sua integridade física e a de terceiros, não se preocupa com valor de multa ou infração de trânsito que por ventura possa acontecer futuramente, porque ele estará sempre resguardando o direito dele e o do próximo, respeitando as normas de trânsito. O intuito não é multar, mas fazer com que haja atenção e cuidados ao conduzir os veículos e motos”, explicou o comandante.

 

Cleston ressalta ainda que o grande objetivo do projeto é a educação e a preservação da vida. “Existem muitas infrações corriqueiras que causam acidentes graves e até mesmo mortes, que muitas vezes no dia a dia os condutores não se atentam, como o uso de celular ao volante, a não utilização de cinto de segurança e até mesmo o desrespeito com as faixas de pedestres, entre outros. Com esse monitoramento estamos educando a população para que não cometam essas violações e assim preservem a sua vida e a do próximo”, falou.

 

As câmeras estão instaladas na rotatória na entrada da ilha; na BA 210, em frente à Ceasa , no BTN II; Praça do BTN II, em frente ao módulo policial; Avenida Apolônio Sales, próximo ao Núcleo de Atendimento ao Turista; Avenida Getúlio Vargas, próximo ao Pop Shopping; entorno da feira grande, na Avenida José Hemetério de Carvalho.

 

Mais seis câmeras poderão ser instaladas

 

O comandante estuda a possibilidade da implantação de mais seis. “O prefeito já determinou ao Comando Municipal de Segurança e Trânsito o projeto que viabiliza a implantação de mais seis câmeras na cidade, tanto para prover a segurança urbana, como para prover a segurança do trânsito. Vamos dar mais esse passo em direção à preservação da vida”.

 

Andrade ressalta que a implantação das câmeras deu um avanço no município no que diz respeito à segurança.  “Não tenho dúvida de que, assim como nós estamos sendo vistos lá fora como um dos poucos municípios no Brasil com quase 100% da rede municipal de ensino monitorada 24 horas pela Guarda Municipal, o monitoramento do trânsito na cidade de Paulo Afonso será em breve referência no Nordeste”, frisou.

 

O projeto de vídeomonitoramento realizado pela Prefeitura de Paulo Afonso teve início nas escolas da rede municipal de ensino. Atualmente, 26 escolas municipais possuem as câmeras, o que ajudou a reduzir em 60% a violência no entorno das unidades escolares. A redução da violência nas escolas é fruto de um trabalho eficaz realizado pela Central de Monitoramento, que ao menor sinal de algo suspeito, desloca uma equipe ao local e avisa à polícia. De acordo com o secretário de Administração, Hermes Benzota Júnior, como as escolas são monitoradas 24 horas, inclusive com câmeras na área externa, houve uma inibição dos atos de violência praticados. “Com as câmeras e o monitoramento a ação dos bandidos ficou mais difícil, o que ajudou a reduzir os índices de violência na própria comunidade”, explicou.







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 12

  1. severino m. dos santos o. says:

    multas, multas e mais multas!? eita indústria q dá lucro! tem q usar câmeras pra proporcionar segurança p/ a população e não pra arrecadar mais dinheiro, pq o q p.a tem é din din! e muito! nao precisa usurpar ainda mais o povo! os pais de familia q precisam de carro, moto, buzú ou caminhao, pra sustentar suas famílias nao aguentam mais tantas multas injustas!

  2. Ximbinha says:

    Mototaxistas irregulares a Prefeitura não faz nada. Por que será?

  3. Paulo junior says:

    kkkkk.Esses ai de Brogodo city são demais.Tão achando pouco.Vão colocar mas cameras pra ver se encher o cofrinho da prefeitura kkk.Eles tem boas intenções querem apenas educar os condutores de veiculos.Deixe de onda.Vocês querem é dinheiro.Rebanho de fariseus

  4. Paulafonsino says:

    Governo Mercenário, deveria era tomar vergonha na cara em querer se aproveitar de algo que foi criado para segurança da cidade, sem fins lucrativos apenas para tentar amenizar e esclarecer crimes cometido na cidade, vem esse prefeito mercenário e seus baba ovo querer convencer a população que é apenas para educar e cumprir as regras do transito, por quer não colocar esses agente para educar os cidadões que tem duvida de onde estacionar, pedestres que não atravessam na faixa, condutores que só utilizam a faixa da esquerda nas varias avenidas da cidade, mototaxistas e outros com canos zuadentos, so vejo esses agentes bater papo nas esquinas, quando tem um acidente afff, interditam uma rua toda criando um transtorno para quem transita pelo local é dificil PAULO AFONSO ta cada vez mais entregue, se depender desses que nos representam estamos é fudido.

    • Cidadão says:

      Agentes ,se os próprios adam sem cinto de segurança e se estão de motos andam com viseira lelevanta,teriam que dá o exemplo.já não trabalhavam sem as cameras ,imaginem agora que instalaram se vão fazer alguma coisa.

  5. Indignado says:

    É preciso estar atento pra saber para onde vai a dinheirama que a prefeitura vai arrecadar pois este ano é ano de eleição e o veio Luiz vai querer de todo jeito que Aleluia e Anilton sejam eleitos e para isso precisam de muita grana para praticar os métodos já conhecidos e praticados nas eleições municipais passada!

  6. Francisco Junior says:

    A ideia de instalar câmera de segurança para monitorar a cidade foi ideia de Raimundo Caires a qual Anilton não deu continuidade ao projeto, agora Luiz de Deus vem com essa ideia de falar que tem o objetivo de educar as pessoas…kkkkkk, em todas as cidades do pais onde se colocam câmeras para fiscalizar o transito tem o objetivo somente de arrecadar dinheiro com as multas e não para melhorar o transito, estradas e avenidas.

  7. Anônimo says:

    Segurança nada é para lucrar mesmo , toda semana morre gente aí no centro o que essas câmeras está inibindo 🤔

  8. Marrio says:

    E é o big brother é? Meio de superfaturar só pode.

  9. Marcos says:

    Somente os infratores e os de conduta duvidosa irão reclamar!
    o ser humanos é assim, sabe que precisa ter cuidados quando envolve riscos a sua vida e a de terceiros, mas precisam ser cobrados, vigiados para que possam RESPEITAR. A unica coisa que ainda não está esclarecida é quanto as motos que não não emplacadas, tipo; SHINERAY, ETC. sem placas, como é que vai ser ? Tem muitos condutores que nem sequer sabem andar de bicicleta, não tem conhecimento nenhum sobre as leis de trânsitos, que trabalho vai ser desenvolvido quanto a esses condutores? e aos ciclistas? Acredito eu que tem que existir uma campanha de conscientização.

  10. CONDUTOR DE PA says:

    Não sou Engenheiro de Tráfego mas vejo alguns erros básicos no trânsito de Paulo Afonso:
    1- Rotatória da Praça da Tocha Olímpica: Quem tem que parar para dar a vez é quem vem do sentido de Glória, pois não se para em uma rotatória, por isso o trânsito fica engarrafado nos horários de pico.
    2- Rotatória antes da ponte: Fizeram uma lambança colando semáforo em toda rotatória, bastava simplesmente colocar semáforos com tempo de 3 minutos, 1 pra quem vem da feira, 1 pra quem vem da Apolônio Sales e 1 pra quem vem da ponte, enquanto um esta aberto os outros dois aguardam.
    3- Falta de vagas na Landulfo Alves: As motos tomam conta daquela Avenida, basta criar um local exclusivo para motos em frente ao Banco do Nordeste e colocar estacionamento em 45 graus do Banco do Brasil até o Ferrageiro.
    Espero ter ajudado ao senhor responsável pelo trânsito de Paulo Afonso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!