No último dia 19/02, desencadeamos operações de norte a sul do estado que tiveram como objetivo o combate ao tráfico de animais silvestres, coibindo a criação e também a caça desses animais.
Ações pontuais ocorreram nos municípios baianos de Paulo Afonso, Ribeira do Pombal e Mascote.
Centenas de animais foram resgatados. Grande parte foram encontrados em cativeiro e aprisionados em gaiolas pequenas e em condições precárias de falta de higiene (cobertas com fezes e urina), sem água, com restrição de movimento, privação de luz e sem circulação de ar, ensejando condições evidentes de maus-tratos. Algumas foram encontradas mortas.
Filhotes de papagaio, sabiá, pássaro preto, canário da terra, baiano, coleira, chorão, bigode, trinca ferro, cardeal, papa capim, entre outros, foram resgatados e encaminhados para cuidados veterinários em instituições parceiras.
Lá eles são triados, alimentados e tratados por equipes de veterinários e biólogos, onde passam por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade. Além de tratar a saúde, os animais precisam muitas vezes reaprender algumas funções básicas como voar e buscar seu alimento na natureza.
Alguns dos animais tinham condições de serem reinseridos na natureza e foram soltos em seus habitats ainda durante a operação.
A Lei 9.605/98 também conhecida como Lei de Crimes Ambientais, prevê as infrações, penalidades e sanções a todos aqueles que causem dano ou prejuízo aos elementos que compõem o meio ambiente, ou seja, a fauna, a flora, os recursos naturais e o patrimônio cultural brasileiro.
Em 2020, a PRF na Bahia resgatou 3.060 animais silvestres e mais 564 animais exóticos durante as suas fiscalizações nas rodovias federais que cortam o estado.
Fácil encontrar nessa época na feirinha de Paulo Afonso centro filhotes de papagaios a venda retirados de seus ninhos .cerca de cinco ou seis.dentro de saudade de papeĺao ou em mochilas
Bem que eles poderiam fazer algo voltado pra cachorro de rua. Fazer castração coletiva. Órgão competente em tudo que faz, aí sim a situação da super população de cachorros de rua teria solução!