19 de setembro de 2025

Aprovado PL que assegura cobradores nos ônibus do transporte público de Paulo Afonso

Por

ASSESSORIA PARLAMENTAR

Vereador Mário Galinho (SD) comemora aprovação do PL por unanimidade. (Foto: Assessoria Parlamentar)

A Câmara Municipal de Paulo Afonso aprovou por unanimidade na sessão da última segunda feira, dia 04 de dezembro, o projeto de Lei nº 94/2017, de autoria do Vereador Mário Galinho, subscrito pelos demais vereadores da Oposição de pelo Vereador Jean Roubert.

 

O projeto proíbe a atividade simultânea de motorista e cobrador de passagens em ônibus de transporte coletivo urbano e dá outras providências. Ou seja, as empresas de ônibus para transporte coletivo urbano serão obrigadas a manter um profissional para atuar como cobrador de passagens e manuseio das catracas em todos os ônibus, pois os motoristas não poderão mais acumular, também, a função de cobrador.

 

As empresas terão 3 meses para se adaptar à nova norma, após a publicação da Lei em Diário oficial e o descumprimento acarretará nas sanções previstas na Consolidação das Leis Trabalhistas e Lei Federal das Concessões Públicas.

 

Mário Galinho chamou a atenção para o fato de que a dupla função neste tipo de trabalho é altamente prejudicial só funcionário que a pratica, bem como à coletividade e usuários, tendo em vista que, além de ser caracterizado como ato irregular por parte do empregador, causa impacto direto no aumento de desemprego no município. Além do mais, a iniciativa de Mário Galinho visa a segurança e eficiência no transporte público e resguardar o trabalhador desta categoria em seus direitos legais.

 

Galinho concluiu, dizendo que o transporte público é um direito fundamental ao cidadão e que este Projeto garante maior eficiência neste setor e manutenção dos empregos de dezenas de pais de e mães de famílias.







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 11

  1. Jerson Munhoz de Santana - BTN says:

    No tocante à geração de empregos, a atitude do vereador é louvável, sinto pelos cobradores da Vitran que perderam a vaga. No entanto, coloca-se na contramão da modernização do transporte coletivo em todo o Brasil, onde o pagamento da passagem é feito na entrada, pela porta da frente, através de cartão eletrônico magnético. A população tem que se adaptar. Não é com populismos que se melhora o serviço público. Existem (em lugares onde o povo é bem representado, claro, sem demagogia) inúmeros pontos de venda dos cartões, que substituem os passes, uns recarregáveis e outros com um determinado número de passagens. Isso agiliza, e muito, o acesso do passageiro. Com cobrador, se a fila estiver grande, a demora no ponto é maior, pois é necessário um por um pagar, receber o troco e passar na catraca. Interessante é que na câmara existem alguns vereadores esclarecidos e viajados, mas preferem ficar aderindo a um projeto arcaico e fazer seu populismozinho coma população

    • Torres says:

      Falou tudo irmão…isso é voltar ao passado.

    • Ana Lúcia says:

      gostei eu prefiro a em presa a tlatantico sem cobradeiras

    • Seja inteligente vereador says:

      Esse vereador pela saco podia fazer um projeto de lei pra retirada dos quebras molas de todas as vias onde passa ônibus. Diminuiria em 30min o tempo de viagem

    • MARCELO says:

      VC COM CERTEZA É PUXA SACO DA EMPRESA , SBENDO VC QUE EM SALVADOR TBM TEM COBRADORES E QUE OUVE UMA PARALISAÇÃO POR NAO HAVER COBRADOR.

  2. Santino says:

    …Caso o projeto seja aprovado será vetado pelo Prefeito e duvido que os vereadores governista derrubem o veto.
    Gente! O poder público não pode ficar interferindo na economia privada. Onibus sem cobrador já é seguido no Brasil todo. A tecnologia facilita a vida das pessoas, basta as pessoas terem educação e usarem dinheiro trocado ja na mão.
    Lembrando, que caso se torne real essa Lei, o aumento desse custo será repassado para nós, que pagamos as passagens… Espero que os idosos e portadores de necessidades especiais não apoiem, pois era quem mais sofria com cobradoras mau-educadas e ignorantes, como já vi tantas vezes… Agora só vejo os idosos e deficientes bem tratados por motoristas…

  3. Anônimo says:

    Minha gente esta lei é federal onde as empresas trabalham em tecnologia avançado, a crédito que este pedido dos vereadores não procede ja que no é só aqui que tem uso de cartão magnetico e sim em cidade menor q PA trabalham desta forma, pior é nas fabricação de automóveis quem monta os carros é os roubos. Infelizmente a tecnologia é bom em umas coisas porém ocasiona desemprego, mais uma derrota Galino!!!

  4. Carlos Carambe. says:

    A Empresa de ônibus coletivo Público é obrigado ter cobradores mesmo que seja na catraca passando cartão magnético/cartão usuário. O usuário não é obrigado ter o cartão pode pagar em dinheiro a obrigação é da transportadoras de ônibus prestar serviço a comunidade de qualidade, mesmo que tenha cobrador independente de catraca SÃO PAULO…RECIFE…JOÃO PESSOA… Funcionam com cobradores recebendo dinheiro e orientando ou dando informações solicitado pelo usuário os locais de paradas e de ruas… avenidas… bairros… pontos de referencias não é admissível a Prefeitura fazer contrato com empresas de ônibus coletivo aceitar exclusões dos cobradores gerando desempregos para a cidade de Paulo Afonso. A Prefeitura tem que incentivar as empresas que prestam serviços a própria Prefeitura gerar empregos e não desempregar trabalhadores quem foi esse INCOMPETENTE… administrativa de contratos… Ou Gestor da Prefeitura de Paulo Afonso em exercício do cargo teve essa ideia maluca arcaica. Está ocupando ou exercendo um cargo municipal público errado. Cai fora … ISTO É UMA VERGONHA PARA PAULO AFONSO.

  5. Diego says:

    Apesar de se um projeto natimorto, vou aplaudir pelo simples fato de ser “um projeto”, pois na câmara municipal só sai título de cidadão é moção de aplausos, já foi uma evolução kkkkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!