15 de setembro de 2025

Quem bate com a ‘bunda no chão’ todos os dias é a educação brasileira

Por

Ivone Lima- PortalPA4.com.br

O Colégio Modelo de Paulo Afonso, está sendo motivo de controvérsia na praça, porque no 1º dia de aula, algumas jovens requebraram até o chão, num determinado momento da festinha de acolhimento – vamos colocar nestes termos – ao som do erudito ‘Quando Ela Bate Com a Bunda no Chão’, de MC Kevinho, o moço também cantarola ‘Deu Onda’ apesar dessa ser de outro ‘MC’.

 

Ivone Lima é jornalista do Portal PA4.com.br

Para ser sincera precisei pesquisar no Google, pois felizmente não fazia ideia do, digamos, ‘artista do momento’. A letra faz qualquer aprendiz de feminista passar mal, eis a grossa:

 

Essa novinha é terrorista
É especialista
Olha o que ela faz no baile funk com as amigas

Essa novinha é terrorista
É especialista
Olha o que ela faz no baile funk com as amigas
Olha o que ela faz no baile funk com as amigas

É muito explosiva não meche com ela não
É muito explosiva não brigue com ela não

Olha a explosão
Quando ela bate com a bunda no chão
Quando ela mexe com a bunda no chão
Quando ela joga com a bunda no chão
Quando ela sai o bumbum no chão chão…

 

O que se deve dizer, pois não se pode condenar o Colégio por esse fato isolado, é que paulatinamente não roubem a cultura dos alunos da escola pública. Em regra o que se tem é uma constante e gradual redução do ensino de literatura na educação brasileira, particularmente no ensino médio, quem quebrou com a bunda até o chão conhecerá o universo de Dom Casmurro?, as letras de Chico Buarque de Holanda?, o movimento de contracultura dos anos 60?, só para exemplificar, ou ficará permanentemente com bunda arrastando-se no chão?

 

Menos: será que quebrando a bunda até o chão não impedirá uma melhor compreensão da semântica e sintaxe?

 

Minha Pátria é Minha Língua!, não senhores educadores, não neguem Fernando Pessoa aos alunos da periferia, do centro, da zona rural, pois em todos estes lugares as bundas já estão no chão.

 

Alguém pode dizer: mas a escola deve se aproximar do universo do estudante, então, convenhamos, para arrastar a bunda até o chão, não há qualquer necessidade de ir à escola, não é mesmo?

 

Sabe o que é pós-moderno e bem atual?, universalizar o conhecimento e combater a ignorância: Camões, Vieira, Machado, Cruz e Sousa, Drummond, isto é, trazer referências literárias, da música, do cinema e do teatro. Sim, no primeiro dia, e não importa o método. Porém, se ao sair da escola, o jovem prefira arrastar a bunda no chão, não tem problema, ao menos neste espaço sagrado lhe foi dado a alternativa se erguer.

 

Estudantes brasileiros passam vexame quando participam de provas fora do Brasil – particularmente de matemática- conta-se nos dedos as escolas que conseguem à excelência, e o Plano Nacional de Educação é uma dessas jabuticabas lindas na teoria, mas que não se colhem os frutos na prática. Em suma, muita coisa nesta área já se arrasta pelo chão.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 16

  1. PROFESSOR DESESPERANÇADO says:

    Minha cara Ivone, o que aconteceu nesse colégio poderia acontecer em qualquer outro, isso é reflexo do investimento na educação brasileira. Isso é o que os governantes repassam em salários para os professores que nos desmotivam, falta de material pra trabalhar juntamente com estruturas escolares dignas e uma “educação” cultural desses alunos que não são das melhores explodindo no que todos viram. Os governantes fazem um colégio modelo como um palácio e os outros 99,999% deixam com as baratas, então isso que vimos nesse colégio, nos presídios com as cabeças rolando e agora no Espírito Santo demonstra a “preocupação” dos governantes com os serviços públicos.

    • Mauricio says:

      Os professores estão sendo muito bem pagos… Recebem um salario de 5200 (cinco mil e duzentos reais), querem mais o que? ganhar mais!!! para que? tem professor que nem ensinam direito só fazem enrolar na escola. Tem família que vive com um salario minimo, se recebessem uma salario desses diziam que estavam ricos….

      • Sou Professor says:

        Onde é esse salário? pois não ganho nem a metade disso.

        • Mauricio says:

          Aqui em Paulo Afonso, eh so vcs entrar no site do tribunal de contas do município e vcs verão os salários de todos os professores…

    • Aluísio Machado says:

      Vazia essa sua defessa “PROFESSOR”! Então porquê não abandona o emprego PÚBLICO de professor e vai pra rede privada??? Sabe porque não faz isso? Porque na rede pública o senhor(senhores/senhoras) ganham muito bem OBRIGADO! Claro que não é o que devidamente mereciam profissionais tão relevantes a uma sociedade! Mas vejam, o que os professores do colégio em questão, apesar de bem remunerados(sabiam que tem professor nessa escola com salário de R$6.000,00?) fizeram? Apenas reproduziram e ofereceram a seus alunos o “mesmo de sempre”! Aquilo que também conhecem e é parte de suas vidas. Nosso professores fazem questão de viver no limbo, por mais que sejam satisfatoriamente remunerados. Cansei de ver professores bêbados cambaliantes sendo apontados nas ruas por seus alunos, cansei de presenciar queixas e criticas de alunos sobre professores que vivem e vão às escolas drogados. Nosso professores, infelizmente são reflexos de uma sociedade desorientada e fútil. A poucos dias encontrei dois excelentes professores, em sua áreas de conhecimento, numa capital aqui próxima. Estavamos num shopping onde no cinema passava um excelente filme. Os convidei para assistir e eles preferiram ir pra chopparia. O conhecimento adquirido poderia muito bem fazer diferença na pratica de sala de aula deles. Mas preferiram um lazer corriqueiro e de pouca valia. Sem considerar que teriam ainda todo o tempo do mundo pra encher a cara! Então meu caro, não faça uso do velho clichê de que o professor é tão baixamente remunerado. Talvez ele ganhe proporcional ao que ele ofereça! Se esforce, faça a diferença! Devida planejadamente seu tempo e seus recursos! Você conseguiu o emprego que LUTOU pra ter! Sabia de todos os pros e contras. Agora é jogar na loteria e ver se consegue ficar rico porque trabalhador de verdade não fica rico! No máximo consegue viver decentemente. Isso apenas os que planejam e seguem a risca seus ideais. Vá a cinemas e teatros , mesmo que só nas férias, sua vida já é muito “comunzinha” 365 dias no ano. Fuja dos script! Quando quiser encher a cara, vá a lugares decente, de gente “cabeça” e não a lugares de gente ordinária! Ser ordinário não é papel para educador! Talvez esteja aí o grande problema da educação brasileira. INVESTIR em gente ordinária para profissional da EDUCAÇÃO !

  2. Júlia says:

    Parabéns pela matéria! Admiro muito seu trabalho.

  3. NINGUÉM. says:

    A MUITO E MUITO TEMPO QUE A EDUCAÇÃO NA ESCOLA PASSOU DOS LIMITES DA CANTIGA DA PERUA, É DE PIOR A PIOR A CANTIGA DA PERUA É UMA SÓ.
    A BEM DA VERDADE NÃO TROVO OS ANOS 50, 60, 70 OU 80 PELO VONHECIMENTO NAS ESVOLAS DE HOJE ONDE A TAL DA ESCOLA MODERNA FICOU MUITO MODELO É O ENDINO UMA VERDADEIRA ABERRAÇÃO.
    COMPAREMOS A MILENAR CHINA, JAPÃO E OUTROS PAÍSES, VEJAM QUE O ENSINO EDUCACIONAL E SEMPRE EVOLUINDO PARA MELHOR MAIS A CULTURA MILENAR É A MESMA.
    OS JOVENS DE HOJE PRECISAM SER MAIS RESLISTAS, AINDA MUITOS SNTIHOS SENTEM SAUDADES DE UMA REGUA NAS COSTAS DE SUAS SNTIGAS PROFESSORAS QUERIDAS E ADORADAS.
    NÃO SOU EDUCADOR MAIS NÃO CONCORDO COM A MATEMÁTICA MODERNA OU OS NOVOS DIREITOS HUMANOS.

  4. josineide says:

    Isto é resultado do investimento feito pelos petralhas, durante mais de uma década a educação passou a ser de marqueting e pouco investimento na prática. Hoje as escolas estaduais estão sucateadas, cheias de professores desmotivados, já que as melhorias não chegam nas escolas, só na televisão, diretores que invés de lutar por melhorias, lutam por posições ideológicas já que pra ter cargo na Bahia tem que ser Petralha, mesmo sendo da boca pra fora

    • Aluísio Machado says:

      Seu comentário infeliz vem sendo contestado e DESMENTIDO em vário outros aqui postados. A senhora é, no máximo, uma puxa saco eleitoreira de algum segmento político fora do trilho. Essa tal gestão PETRALHA que a senhora condena também fora condenado por outros estados e municípios Brasil afora e agora que conseguiram depor tais gestões voltaram é ter o que sempre merecem!!!!!!!!!!!

    • Márcia says:

      Falou tudo! Exatamente isso que acontece no nosso país, depois que a petralhada assumiu o poder!

  5. Josué Lima says:

    Que bom que “especialista em tudo” leu meu comentário e corrigiu alguns erros do seu português capenga… “meche” tava demais ….. agora, só falta estudar um pouquinho a aplicação das vírgulas……. kkkkkkk

  6. claudio says:

    este fank e o lixo da cultura brasileira.

  7. Silvano says:

    O povo esquece que a Educação, carater vem é de casa.
    Escola tem a função de desenvolver aprendizagem sistematizada.
    Agora os pais não Educam e querem que o professor faça mágica?
    Costumo dizer que ninguem nasce ruim, se torna.
    De quem é a culpa do tráfico, da bandidagem, da prostituição? E da escola?
    Os pais precisa mudar de postura e paradigma. Deveria acompanhar seus filhos, ser parceiro da Escola.

    • Bia says:

      Agora alguém falou algo certo.quem educa e os pais educação e de berço não se aprende na escola e outra ja chegam numa escola dessas tudo Grande.
      Cadê a crítica aos pais.

  8. Conservador dos Bons Costumes says:

    Bolsonaro 2018 Já!

  9. Nenem says:

    Querem ver baixarias depravação e muita falta de educação em estudantes?é só vcs andarem por essa pracinha…,mais precisamente nos horários da 11:45 e 17:30…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!