A Prefeitura de Santa Brígida na gestão do Prefeito Gordo de Raimundo e do Vice-Prefeito Cirineu estão desenvolvendo ações por toda a cidade. São melhorias nas áreas de saúde, educação, bem como investimentos em infraestrutura e desenvolvimento econômico, que já proporcionam mais conforto, segurança e qualidade de vida para o povo Santabrigidense.
Água começa a jorrar para as 27 famílias do Assentamento Nossa senhora de Fátima, no lajedo. Onde antes só havia desesperança, hoje a esperança chega em forma de água para abastecer cada casa dos assentados.
Melhorar a limpeza das vias públicas, de creches, escolas, postos de saúde, dentre outros espaços. É esse o objetivo do mutirão de limpeza que começou a ser realizado no município pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente E Serviços Públicos. (O trabalho teve uma pausa por conta das chuvas que estão caindo no município).
As comunidades do KM 40 e Colônia receberam serviços de varrição, limpezas diversas, a equipe realizou capina nos trechos onde havia mato; retirada de terra e recolhimento de lixo nas vias.
“A entrega dos tratores vai oportunizar aos produtores rurais – especialmente dos povoados Colônia e Araújo – desenvolverem uma agricultura mecanizada e com mais recursos, de forma a melhorar a produtividade e o escoamento da produção”, destaca o prefeito de Santa Brígida.
“Essa obra era uma reivindicação antiga dos moradores e principalmente dos comerciantes. Ela qualifica o povoado e melhora a qualidade de vida das pessoas, além de proporcionar ao comércio a melhoria das vendas, gerando mais renda aos comerciantes e um expressivo aumento da oferta de empregos à população”, conclui o prefeito Gordo de Raimundo.
Em sua fala a Secretaria de Desenvolvimento Social Lucilene Machado disse que o curso não busca só ensinar o corte e a costura mais também promover a independência financeira das participantes, proporcionando à geração de emprego e renda as futuras empreendedoras.
O psicólogo Jaconias Holanda Cavalcante, da equipe do NASF, falou sobre questões de saúde mental, tais como: as diferenças entre os tipos de transtornos mentais, os cuidados necessários no tratamento, a importância da conciliação do tratamento medicamentoso ao acompanhamento psicológico.
O tema “Gravidez na Adolescência”. O psicólogo, Jaconias Holanda e a assistente social, Cristiane Miná abordaram o assunto e esclareceram dúvidas dos adolescentes e agentes de saúde com orientações sobre a gravidez, suas responsabilidades e consequências.
A mesma foi oferecida aos cuidadores e professores da rede Municipal. Tendo como objetivo a melhoria na formação e desenvolvimento pedagógico e social das crianças acompanhadas por estes profissionais.
O Projeto vem acontecendo de forma pontual nas seguintes comunidades KM 40, KM 42 com novas turmas sendo abertas na Colônia e no Baixão, num total de 11 alunos todos da rede pública municipal de ensino.
São crianças, adolescentes e jovens que estão sendo atendidos pelos mestres Geob do KM 40 e Antônio residente no KM 42 disse Edson Manoel. O Secretário destacou ainda que as Secretarias de Educação Esporte e Lazer e Desenvolvimento Social abraçaram o Projeto Capoeira o que possibilitou a realização do Segundo Batizado de Capoeira que aconteceu no povoado Colônia onde segundo o Secretário a prefeitura possibilitou toda estrutura desde som as vestimentas dos alunos.