16 de setembro de 2025

‘Sindicato dormiu no ponto’, avalia oposição sobre PL que faculta abertura do comércio nas tardes de sábado

Por

Ivone Lima- PortalPA4.com.br

Estive reunida com a bancada de oposição, na manhã desta segunda-feira (24), após sessão ordinária, para saber como a bancada vai se comportar em relação à reforma administrativa proposta pelo governo.

 

Reunião de bancada após sessão ordinária, nesta segunda (24).

 

Entre outros assuntos, que vamos apresentar a seguir, a oposição, e mais especificamente, Antônio Alexandre (PMDB), disse que a Câmara Municipal não pode ser ‘bode expiatório’ para tudo de ruim que acontece, começando pelo Projeto de Lei aprovado na Casa, ano passado, pela base do governo, que agora o Sindicato dos Comerciários quer rever, reformular e até, se for o caso, revogar.

 

Alexandre disse que até o momento a bancada não foi procurada para conversar e acrescentou que se houver pontos na lei que precisem ser alterados, a oposição vai propor, lutar para que aconteça, mas refutou que seja deles a culpa pelo imbróglio.

 

Onde estava o sindicato?

 

O vereador fez uma comparação simples, que eu deixo ao leitor: ″Quando tramita nesta Casa um projeto de lei que altera qualquer coisa na educação, como age a presidente da APLB, Esmeralda Patriota? ″

 

Respondemos: ″Vem discutir item por item antes de ir para votação″, Alexandre acrescentou: ″Até uma vírgula não passa sem que ela dê atenção″, continua Alexandre:

 

″Então, nós tínhamos esse projeto aqui, durante meses, e expirando o prazo que o vereador tinha para colocá-lo em votação, não havia mais o que fazer, nunca, em momento algum, o sindicato nos procurou para discutirmos os pontos″, disse.

 

Salientando que, Alexandre não se absteve no dia da votação, simplesmente votou contra, chamando atenção para a falta de diálogo com a categoria. Há de se guardar as diferenças entre os tipos de voto. Quem se abstém, vota no que é melhor para si, e não pensando no outro.

 

A responsabilidade da maioria

 

O autor do projeto foi Marcondes Francisco (PSD), todo mundo sabe, mas na hora de crucificar faz questão de esquecer: um projeto de lei precisa de maioria, e o governo a tem. Não importa quem é autor da proposta, a população deu carta branca ao governo, colocando em sua bancada maioria absoluta.

 

E como já foi comprovado, um sem números de vezes, a base vota sempre a favor do governo, se acontecer de o projeto beneficiar o povo, menos mal, do contrário, que o diga os comerciários.

 

 

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 33

  1. Ramosbahya says:

    Marcondes Francisco. Quem era você.
    Agora é um nome que os trabalhadores e familiares não podem esquecer na próxima eleição.
    Vamos fazer campanha contra sua reeleição.
    Aliás, já ficou tempo demais.

    • Queremos o nosso sábado de volta!! says:

      Perfeito sr. Ramos !!
      Serão lembrados com certeza.

    • Respeite o trabalhador ! Ele é o alicerce de vocês. says:

      Perfeito sr. Ramos !!
      Serão lembrados com certeza.

  2. Francisco says:

    Custava nada convidar o Sindicato dos Comerciários? Se houve erro foi de ambas as partes Camara Municipal e Sindicato dos Comerciários o que não pode são os comerciários pagarem o pato entrando no ritimo da escravidão.

    • Angela says:

      Francisco, sabe o que me deixa mais triste? É saber que na próxima eleiçäo esses mesmos comerciários väo esquecer tudo e votar neles novamente.

  3. Josué Lima says:

    Não “dormiu no ponto”. Foi de caso pensado, pra depois fazer zoada contra, e se os vereadores voltarem atrás faturar em cima do esforço dos outros, como todos sabem que é o jeito de ser de sindicalistas. Isso só interessa aos donos de lojas, mas acho que o custo de horas extras, energia e demais despesas não vão compensar as vendas.

  4. É AGORA JOSÉ??? says:

    Abertura do comércio aos sábados à tarde
    Francisco Rodrigues Neto é proprietário Rio Malhas, presidente fundador da CDL Paulo Afonso, hoje

    Divulgação

    Caros amigos, funcionários e Sindicato dos Comerciários, é para vocês que vos escrevo.

    Por ter sido o fundador da entidade CDL, tornei-me ao meu ver, porta voz do meu segmento. Por isso mesmo, sempre que o momento exige, vejo-me na obrigação de sair em defesa desta instituição, por entender que, é nela onde estão fincados, nossos anseios e nossos desejos de realização pessoal, social e financeiro.

    Começo logo dizendo que, a Lei 1.355 aprovada pela Câmara Municipal e sancionada em janeiro pelo prefeito atual, representa um grito de liberdade para nós, haja vista, a quantidade de humilhações que passamos, todas as vezes que pleiteamos, junto ao Sindicato dos Comerciários, uma simples abertura aos sábados à tarde, em determinadas datas do ano. A saber, nunca e jamais conseguimos que este sindicato acordasse conosco uma abertura nos sábados de Copa de Vela. Em todas as edições, nunca. Nem mesmo, em respeito aos milhares de turistas e foliões que vinham para nossa cidade, este sindicato cedeu a esse nosso pedido. Protocolamos o pedido de acordo com a regra estabelecida, de 15 a 30 dias antes das datas, este engavetava, e quando era na sexta feira véspera destes sábados, nos respondiam dizendo que a sua Assembleia não concordou. Foi sempre assim.
    Portanto, não restava mais alternativa, se não fosse através de uma emenda na Lei de abertura do nosso comércio. Graças ao empenho de vários protagonistas, CDL, Ascopa, pelas mãos da presidente Gorete Moreira, nosso sindicato o patronal, a sensibilidade e coragem do atual presidente da Câmara Municipal, Marcondes Francisco dos Santos, e a visão empreendedora e modernista do prefeito Luiz Barbosa de Deus, essa situação totalmente resolvida. Demorou muito, mas aconteceu. Graças ao ajustamento desta Lei, humilhações nunca mais. Não custa aqui lembrar que, umas poucas lojas, que em dois sábados de Copa de Vela ficaram abertas até, às 14 horas, o sindicato as denunciou no ministério do trabalho, 40 lojas ao todo, e conseguiu que o Ministério do Trabalho (MT) multasse todas elas, mesmo quem tinha pago essa hora extra, como foi o caso da Rio Malhas. Novamente esta lei corrige tudo isso.

    Então amigos e amigas, população em geral, a partir do dia 29 deste, o comércio (nem todas as lojas) se prepara para fazer sua primeira abertura depois da Lei aprovada. Vamos procurar atender a uma demanda reprimida que acreditamos existir em nosso segmento com os nossos consumidores.

    De antemão já adianto para o referido sindicato que as empresas (as que abrirem), irão cumprir fielmente o que determina a CLT (jornada de 44 horas semanais para todos os empregados), sem prejuízo algum para ninguém. Vou dizer inclusive como pode ser feito. Durante a semana que a empresa dispensar o funcionário uma hora mais cedo, ou pedir para chegar uma hora mais tarde, para todos que forem trabalhar no sábado à tarde. Desta forma a jornada de 44 horas não será afetada.
    Peço calma e tranquilidade a todos, em especial aos funcionários e sindicatos que os representa, porque, se essa demanda não se confirmar, voltaremos a fechar normalmente como sempre foi.

    E o que é que eu entendo por demanda reprimida? Essa demanda existe quando, um grupo de consumidores, está a procura de um produto ou de mercado para atender suas necessidades básicas de consumo.

    Vou dar um exemplo: antes da chegada de uma grande loja de supermercado aqui em nossa cidade, existia uma demanda por compras no supermercado aos domingos. esta loja identificou essa demanda e no primeiro domingo que abriu gerou tumulto na entrada. As demais lojas do ramo, logo perceberam o tamanho do mercado (filão) que estavam perdendo, e passaram abrir. Hoje, provavelmente, nenhum supermercado queira permanecer mais fechado aos domingos pela manhã.
    Agora vejam, como a antiga Lei de abertura do comércio não permitia que ninguém abrisse sábados depois do meio dia e domingos pela manhã, o Sindicato dos Comerciários denunciou este supermercado ao Ministério Público, e este aplicou uma multa, da ordem de R$ 480.000,00 (quatrocentos e oitenta mil reais) no mesmo. Era dobro, mas acabou ficando “só nisso”. Isto é, simplesmente incrível. Só em Paulo Afonso, e só no Brasil poderia acontecer isso. A lei, novamente corrige aberrações como essa.

    Ainda falando de demanda reprimida vou citar alguns grupos de consumidores de nossa cidade que, certamente não têm ou não dispõem de tempo suficiente durante a semana para fazer suas compras. São eles: Professores das redes estadual, municipal e de ensino, pessoal da área de saúde (médicos, enfermeiros e auxiliares), chesfianos, advogados, dentistas, arquitetos, bancários, militares de todas as instituições, funcionários do correio, corretores, gerentes e funcionários de concessionárias de veículos, funcionários do próprio comércio, empregadas domésticas, marceneiro, pedreiros, ajudantes, eletricistas, carpinteiros, garis, gesseiros, e claro, os turistas que aportam em nossa cidade toda semana. E para todo esse pessoal que nossa abertura espera conquistar. Tem mais, com a chegada do mega atacadão Assaí, uma grande demanda de consumidores de cidades vizinhas está vindo comprar nesta loja. E se nós pudermos atrair parte destes consumidores para o nosso comércio aos sábados à tarde? tudo é possível, mas só é possível se criarmos as condições para isso.
    O Sindicato em suas andanças e manifestações pelo comércio (legítimas claro), sempre diz que está protegendo sua categoria. Pergunto, como pode haver proteção ao trabalhador se, na contramão desse desejo está o desejo de impedir que quem emprega, não possa abrir sua loja em determinado horário de dias da semana? Está certo isso?

    Por acaso, se esta abertura der resultado, e, em havendo mais vendas haverá mais demanda por empregos, mais impostos serão gerados beneficiando nosso estado e o nosso município, isso é ruim?

    No momento em que nossa economia anda mal das pernas, com uma massa de 13 milhões de desempregados, buscar alternativa, como a que estamos fazendo, para pelo menos não desempregar quem já está com sua carteira assinada, está errado isso?

    Para os empregados do comércio que se recusam a trabalhar aos sábados, conversem com seus gerentes e patrões, busquem uma alternativa, ou ainda, como ninguém está a fazer o que não deseja, pode demitir a empresa onde você trabalha. Não é só a empresa quem tem o direito de demitir o trabalhador, ele também pode fazer o mesmo com empresa.

    Por último quero me dirigir aos trabalhadores do comércio para dizer que, foi muito bom a conquista do seu emprego. Será que não estaria na hora de dar sua valiosa contribuição a empresa que o contratou?

    Vamos dar as mãos, vamos buscar mais oportunidades para todos, vamos louvar nossos empregos nossas lojas. O criador não inventou uma fórmula mais perfeita de o ser humano realizar sonhos, ganhar seu sustento e o de sua família, se não for por meio de um trabalho digno, honesto e duradouro.

    Meu agradecimento e respeito a todos os personagens envolvidos neste debate.

    Francisco Rodrigues Neto

    • JOSEVAL VIEIRA says:

      Isso é a derrota da arrogancia, da prepotencia e da incompetencia dos dirigentes desse sindicato que só olhos e atenção pelos supermercados, o correto mesmo seria que todos o associados entregassem sua carta de desfiliação.

    • ex funcionário do comercio says:

      você é mais um na lista dos exploradores de funcionário de paulo afonso, você é membro desse… acho que a vossa pessoa não sabe que o brasil entre os países com alto índice de carga horaria de trabalho passando das 10 horas, por que criaturas que nem você, bota funcionário pra fazer hora extra e não paga.

    • RAMOSBAHYA says:

      Fiquei compungido com essa declaração. kk
      Grande piadista.
      “Por último quero me dirigir aos trabalhadores do comércio para dizer que, foi muito bom a conquista do seu emprego. Será que não estaria na hora de dar sua valiosa contribuição a empresa que o contratou? ” – SARCÁSTICO.

  5. josineide says:

    isso é uma prática em todo o Brasil atualmente. O sindicato só sabe tirar fotos abraçados a donos de supermercados, mais pelego não existe.

  6. Nativo OBSERVADOR says:

    Comerciários de Paulo Afonso, onde está a atuação do Sindicato dos Comerciários? Existe, somente, para homologar Rescisão Contratual de Trabalho?

    Uma entidade atuante não pode “dormir no ponto”, principalmente no ponto em que tramite Projeto de Lei diretamente relacionado com a classe ou comunidade representada por essa entidade. Que vacilo! Absurdo completo! Realmente, um tiro no pé!

  7. ana flor says:

    verdade nao custava nada comunicar o sindicato , falta de comunicaçao quero ver esses vereador nas proximas eleicoes vim pedir voto no comercio, .agurdamos voces.

  8. Luiz José says:

    O sindicato de Paulo Afonso, vive dormindo no ponto. Inclusive a diretória desse sindicato, exerce a brincadeira das danças das cadeiras, pois, muda-se as funções, mas os nomes sao os mesmos. N existe alternância de poder. Não da para confiar

  9. Judas says:

    Que sindicato,aqui nunca teve sindicato,quando aparece uma obrinha aqui a maioria da mão de obra vem de outras cidades os donos de comércio fazem oq querem.quero ver fazer isso em salvador, candeias, Camaçari lá sim tem sindicato.

    • lutaremos! says:

      Bravo!!
      Vamos dar um voto de confiança a Adauto. Façam como lá!!!

  10. Lucas says:

    Agora a culpa é do Sindicato? Pronto, os vereadores são os​ santos dessa história…Kkkkkkkkkkkkkk.
    Caro vereador, o senhor é mesmo ridículo em achar que o povo é burro, contando essa piada. O senhor sabe bem que a responsabilidade dessa lei ridícula, é toda dessa sua cúpula de interesseiros, pois comeram bola de muitos empresários, agora estão começando a pagar a conta, sei que ainda vem mais por aí.
    ” … e a verdade vos libertará…”

  11. Indignada says:

    Se dormiu no ponto nao importa,vcs vereadores voltaram a favor. Então não queremos nada demais apena nosso sábados. Queremos nosso laser igual a o de vcs termos esse direito. Na hora de vim pede voto são tds eu disse tds bonzinhos😤

  12. Auriany Dias says:

    quanto ganhou ?

  13. Paloma de olho says:

    Se no sábado depois das 13:00 hrs o comércio para ,agr vem com essa de ficar o sábado o dia todo.
    Só uma pergunta
    Os vereadores estarão no comércio esse sábado gastando seus dinheiros ?
    Quero msm ver se vcs irão ficar aqui em Paulo Afonso.

    • Alicerce de vocês carcarás says:

      Perfeito!!!
      Carcarás!!!!
      Lembraremos de vcs nas próximas eleições!!

  14. Silva says:

    Vereadores quero ver vcs no comércio fazendo suas compras no sábado a tarde.
    Nem inventem de viajar já q vcs inventaram isso então q seja vcs os clientes do sábado a tarde.

  15. Pedro says:

    Marcondes Francisco seu nome será bem lembrado na próxima eleição.
    Gente lembrem desse nome .

    • FRANCISCO says:

      só resta agora aos comerciários que se sentem prejudicados a usarem as redes sociais para que nas próximas eleições não votarem nesses vereadores que os fizeram voltar a serem escravos. Anotem e guardem os nomes deles e façam uso dessa poderosa arma nas próximas eleições, não votem nos que são contra vocês.

  16. Edvânio says:

    Não sei por que, que os donos de lojas não valorizamais mais os seus funcionários, pq vcs não aumenta o salários deles, pq alguns não paga as horas extras corretamente. exemplo: tem muito deles que seus funcionários atende nós consumidores em pé, vcs donos de lojas deverião ficar em pé o dia todo dentro da loja pra vcs sentirem na pele como é bom passar o dia todo em pé.

  17. Triste says:

    E a senhora GORETE em? E ainda queria ser vereadora. Agora é quem não ganha nem o caminho de casa.

  18. Jurandir Roque Lima ( Sindicato dos Comerciarios). says:

    É engraçado olha só as palavras ″Então, nós tínhamos esse projeto aqui, durante meses, e expirando o prazo que o vereador tinha para colocá-lo em votação, não havia mais o que fazer, nunca, em momento algum, o sindicato nos procurou para discutirmos os pontos″, disse. Então! se sabia disso, como político experiente e que se diz ao lado do povo, Repito não sindicato não sabia! E mais uma vez não foi consultado! E Outra coisa a Lei foi votada a revelia no final de ano de dezembro, onde foi feita as sessão publicas? Pra discussão com sociedade civil e a categoria, E Por que também não mudam as sessões pra um horário em que toda categoria possa ir ?Custava ter se comunicado com sindicato pra ouvir a outra parte a mais importante de toda historia o comerciário. Infeliz comentário em que o mesmo quer tirar a culpabilidade da camara. Indignado mas ativo e o sindicato dos comerciários não descansará e atuara como nunca em cima da lei pra qualquer tipo extensão de jornada não convencionada.

  19. Eleitor says:

    Pra votar aumento de salário sem alterar carga horária eles não erram, os eleitores espera que cada vereador que aprovou a lei,
    fique na câmara no mesmo horário do comércio no dia de sábado.

  20. Angela says:

    De muito me admiro o senhor Antonio Alexandre criticar a bancada do prefeito por aprovar atropelando tudo e todos só porque tem maioria se o proprio fez isso a vida toda, votando em tudo que esse mesmo grupo queria? Extranho. Só ele é quem pode fazer merda?

  21. josineide says:

    oh!!!!!! sindicato inocente danado. Tem algum problema de saúde mental? Essa prática de comercio aberto de segunda a sabado em horário estendido é prática em todo o Brasil. Comercio é pra comercializar. O que deve ser visto é se os direitos trabalhista dos funcionários são respeitados e fazer cumprir as leis e abre comercio a toda hora quem tem condições de abrir. Em muitas cidades grandes e PA já é uma delas, o comercio abre praticamente todos os dias, porém os funcionários tem suas folgas e muito desses comércios tem regime de turno para seus funcionários. Vamos evoluir e deixar de ficar jogando a culpa nos outros e tem sindicato pelego quem pode, isso não é pra qualquer um não.

  22. COMPRADORA says:

    NÃO ADIANTA ABRIR NO SÁBADO,DOMINGO E FERIADO,SE OS PREÇOS SÃO ABUSIVOS, NÃO TEM QUEM COMPRE, NÃO TEM QUEM PAGUE, TUDO CARO

  23. revoltado says:

    Espero que os comerciários não deixem isso barato, vão p ruas façam greve, briguem, não deixe esses exploradores puxarem as suas tripas briguem, e não esqueçam desses vereadores que votaram a favor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!