20 de setembro de 2025

Uma história sobre Luiz de Deus e o amor do povo de Paulo Afonso pelas árvores

Por

Francisco Nery Júnior (PA4.COM.BR)




 

 

Por Francisco Nery Júnior

 

Escrevo em espírito de enlevo para registrar o amor e o carinho – respeito mesmo – do povo de Paulo Afonso pelas árvores. Eles amam a Natureza! Reconhecem o valor de uma árvore! Muito bem sabem que, sem elas nas nascentes e ao longo do rio, é certa a morte do São Francisco; o adeus à pujança de Paulo Afonso e região.

 

Bastante confortante escrever, no dia que saio da seara após 40 anos de entradas e saídas no velho Ciepa, além do Colepa, no meu 13 de maio, a constatação que o processo educativo funciona. Ainda que lentamente, as pessoas se educam; nós nos educamos. Labutamos e fazemos amigos verdadeiros em horas incertas.

 

Em cada canto da cidade, em cada esquina e em todos os pontos, os pauloafonsinos plantam árvores. Semeiam, regam, protegem e crescem com elas. Provêm abrigo para os que precisam de sombra. O seu espírito se alegra ao proverem consolo para os que padecem.

 

Em Salvador, a construção do sistema de transporte BRT requer a erradicação de pouco mais de uma centena de árvores na primeira etapa. Embora a Prefeitura Municipal prometa plantar dez novas árvores para cada uma erradicada, os naturalistas protestam. Chamam a atenção para a quebra de uma cadeia natural. Muito bem propalam que a Natureza não precisa do homem para a sua sobrevivência. A mobilidade urbana porém se impõe. O deslocamento rápido do cidadão é importante para o crescimento do PIB da cidade e do país.

 

Uma árvore – muito mais aquela centenária remanescente da Mata Atlântica – tem que ser preservada quase que incondicionalmente. Logo após a primeira posse do doutor Luiz de Deus, uma árvore que tínhamos plantado foi cortada na cidade, não sendo aqui relevante a motivação. Eu me apressei para requerer uma audiência com o novo prefeito. Fui ousado e esperava ser recebido com indiferença, ou pelo menos com circunspecção, por alguém que tinha sido eleito com a legitimidade do voto popular. Fui ousado, talvez inconveniente. Olhando para trás, creio que a ousadia foi, como no caso dos cidadãos de Paulo Afonso, por amor às árvores.

 

Não houve atrito nem censura. A minha entrada intempestiva no gabinete não causou mal-estar. O senhor prefeito me recebeu de pé! Nenhuma árvore foi mais cortada e algumas outras foram plantadas. Creio que do episódio tenha brotado um salutar clima de empatia.

 

Viva então, com todo o respeito do site e do autor, o povo de Paulo Afonso. Vivam os homens de bem.







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 10

  1. Ana says:

    Somente em frente à minha casa plantei logo três!pois moro do lado do Sol
    Faz uma sombra q e uma gostosura!!

  2. Lucivânia Vaz says:

    Parei para ler o texto,e confesso que valeu a pena!!!Importante preservar a natureza.

  3. Gerial Ferrazes says:

    Quer ver crime contra a natureza, venham visitar o antigo balneário da chesf. Vocês irão ver árvores plantadas á quarenta anos e estão sendo derrubadas apenas por Bel prazer dos incompetentes da prefeitura. Cadê o secretário do meio ambiente, ainda está vivo?

  4. Leitor says:

    Não sei pra que essa babação com.um … prefeito de Paulo Afonso.. é muito puxa saco mesmo…

  5. Roberto says:

    Não entendi o papel do prefeito nessa história! Desnecessário, rasgacao de ceda, o Lago do Bairro Caminho dos Lagos parece mais um pântano e o prefeito não faz nada p limpar.

  6. Fim do mundo says:

    O Povo daqui odeia árvores! Eu vejo todos os dias uma ser cortada.

  7. Pauloafonsino says:

    Até agora estou querendo saber porque derrubaram aquelas três árvores que ficavam na Avenida Apolônio Sales. em frente ao GBarbosa, isso sim, é um crime ambiental.

  8. Carlos Santos says:

    Amor ao povo? ou ao bom salario? esses deuses tem amor a sua família! estão todos empregados e nós Pauloafonsinos?
    2020 PT vamos tirar essas carniças!

    • jair messias bolsonaro 2018 says:

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, tirar o deuses de barro eu ate conkordo, mas votar no PT !? não meu amigo! eu nao como capim!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!