Iniciado em 2016, idealizado pelo músico Igor Gnomo, a empreendedora Clicia Nascimento e Larissa Hora na cidade de Paulo Afonso, cenário de uma das regiões mais belas do Brasil, ilha rodeada pelo rio São Francisco e paisagens naturais marcantes, o Paulo Afonso Jazz Festival nasceu com o nome de Bond Jazz e segue inundando a região de música por todos os lados com a segunda edição nos dias 24, 25 e 26 de novembro com a realização da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso.
A mostra musical gratuita tem ênfase na música instrumental e no encontro do Jazz, gênero que traz em sua essência a improvisação e a virtuose, aliando a trabalhos autorais independentes, apresentando também artistas locais e seus trabalhos autorais. Além dos shows, o Festival engloba também workshop com músicos de renome nacional dentro da programação.
O evento faz homenagem ao músico Osvaldo Silva grande formador e representante da musicalidade pauloafonsina e em grandes e inesquecíveis shows de grandes encontros musicais, entrega-se ao público um amplo panorama musical desde o jazz nacional e internacional e espaço para o cancioneiro popular e música regional.
Nesta edição o festival apresenta shows marcantes como o cantor e compositor Jorge Vercillo (RJ) que promete uma apresentação recheada de sucessos e influências do jazz e música brasileira. Destaque também para a atração internacional, a cantora sueca Kajsa Beijer que vem acompanhada pelo trio de jazz Mesa pra três (DF) com clássicos do gênero e releituras de Norah Jones a Beatles. O festival reúne músicos de vários estados brasileiros com o blues do Álvaro Assmar (BA), o violinista Marcelo Fonseca (MG), o lendário percussionista Gabi Guedes (Orkestra Rumpilezz / Jimmy Cliff) e o pianista Zito Moura (BA). A força dos pernambucanos Clayton Barros (Cordel do fogo encantado), Dengue (Nação Zumbi), Hugo Carranca (Otto) e o guitarrista Paulo Rafael (Alceu Valença, Ave Sangria). Representando a música instrumental brasileira a marcante presença na programação do acordeon de Mestrinho (SE) e o baixista Michael Pipoquinha (CE) em duo, o show do pauloafonsino radicado em Pernambuco Luciano Magno (que promete uma surpresa com convidado especial) e os virtuoses Lamartine Costa e Sergio Gomes representando a música instrumental da cidade.
O palco Rota de Fuga traz shows nos intervalos do palco Osvaldo Silva apresentando as bandas Órbita Móbile e seu rock futurista, a rítmica marcante da cantora e compositora Carolina Alexandra, a banda Preto e Branco e o pernambucano Johnathan Malaquias.
O encerramento será no parque Belvedere com o Palco Jam no Parque, com um clima sunset e a apresentação do duo sergipano Ricardo Vieira (violão 7 cordas) e Julio Rego (gaita). Ainda na mesma tarde o curador e produtor Igor Gnomo presta homenagem a Osvaldo Silva com um show regado a jazz e improvisos.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Paulo Afonso Jazz Festival
24/11 (sexta)
Lindinalva Cabral – 19h
Palco Osvaldo Silva
– Marcelo Fonseca trio (BA / MG )
– Álvaro Assmar (BA)
– Kajsa Beijer (Suécia) + Mesa pra três (DF)
– Clayton Barros trio + Paulo Rafael (PE)
Palco Rota de Fuga
– Preto e Branco (BA)
– Órbita Móbile (BA)
25/11 (sábado)
Memorial Chesf (auditório) – 10h
Workshop Vivências musicais
Lindinalva Cabral – 19h
Palco Osvaldo Silva
– Lamartine Costa (BA)
– Mestrinho e Michael Pipoquinha (SE / CE)
– Luciano Magno (PE)
– Jorge Vercillo (RJ)
Palco Rota de Fuga
– Jonathan Malaquias(PE)
– Carolina Alexandra (BA)
26/11 (Domingo)
Palco Jam no Parque (Parque Belvedere) – 15h
– Sergio Gomes (BA)
– Júlio Rego e Ricardo Vieira (SE)
– Igor Gnomo e convidados (Homenagem á Osvaldo Silva)