O vereador Jailson Oliveira (DEM), de 49 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico na última semana, mas não apresenta sequelas. O político compartilhou do problema de saúde, na manhã desta segunda-feira, 22 de agosto, durante sessão na Câmara Municipal de Paulo Afonso.
“Essa semana que passou tive uns probleminhas de saúde, mas graças ao meu bom Deus me recuperei e só tenho que agradecer a Ele. Não foi uma coisa fácil, foi um AVC isquêmico devido um problema de pressão, mas agora é me cuidar. Doutora Luciana, neurologista, passei por ela, fiz tomografia, ressonância, tudo e aí é me cuidar, aos 49 anos de idade, agora é me cuidar porque as coisas não só acontecem com os outros. Graças a Deus não fiquei com sequela nenhuma, isso é o principal.”
O que é AVC isquêmico
O AVC isquêmico é o tipo mais comum de AVC e acontece quando um dos vasos do cérebro fica obstruído por um coágulo, impedindo a passagem do sangue. Quando isso acontece, a região afetada não recebe oxigênio e, por isso, não consegue funcionar normalmente, causando sintomas como dificuldade para falar, boca torta, perda de força em um dos lados do corpo e alterações da visão.
Normalmente, o AVC isquêmico é mais comum em idosos ou pessoas que têm algum tipo de alteração cardiovascular, como pressão alta, colesterol elevado ou diabetes, mas pode acontecer em qualquer pessoa e idade.
Uma vez que as células cerebrais começam a morrer poucos minutos depois que a circulação sanguínea é interrompida, o AVC é sempre considerado uma emergência médica, que deve ser tratado o mais rápido possível no hospital, de forma a evitar sequelas graves, como paralisia, alterações cerebrais e, até, morte.