18 de setembro de 2025

Vice-diretora do Oliveira Brito se emociona ao falar dos alunos e Câmara apoia a causa

Por

IVONE LIMA. PA4.COM.BR

A Escola Estadual Ministro Oliveira Brito que nasceu municipal em 1959, está na iminência de ser fechada. Na Rua do Sol, e com apenas um turno, atende cerca de 100 alunos, à tarde; por isso mesmo, a vice-diretora Maria do Socorro fez um apelo ao Legislativo para os ajudar nessa luta, que não é do corpo docente, já que todos são concursados e, caso feche, serão remanejados para outras instituições, mas para permitir que os estudantes continuem com o vínculo educacional e afetivo.

 

Professora apresenta lista com mais de 800 assinaturas pela permanência da Escola Oliveira Brito. FOTO PA4.COM.BR

O fechamento de uma escola, numa área como essa da Feirinha, é antes de tudo, uma violência social. Os alunos veem do Jardim Bahia, do BTN, das ruas adjacentes e lá constroem uma perspectiva de futuro. Têm horta, plantam flores e frutas, mas querem colher a possibilidade de continuar na instituição de valor tão significativo.

 

“Nós não queremos que os nosso alunos sejam marginalizados e jogados em qualquer escola, onde talvez eles não queiram ficar; todos os pais e mães sabem do nosso trabalho e projetos, somos pequenos, mas o nosso aluno é respeitado, é visto como cidadão e é preparado, nós somos pequenos, mas os nosso alunos são grandes”, disse Maria.

 

A professora elencou uma série de atividades que são realizadas dentro da instituição, e obteve uma ação efetiva da Câmara, que terminada a sessão, alguns parlamentares participaram de uma reunião com a Marcos Pires ‘Marquinhos da Direc’ para saber exatamente o que se passa na decisão do Estado.

 

Os professores já recolheram mais 800 assinaturas e está à espera de uma solução menos traumática para a comunidade. Depois da sua participação na Tribuna, em que se emocionou duas vezes, falou com o Portal PA4.

 







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 10

  1. Funcionária Pública says:

    Estamos juntos nessa luta. É lamentável, em plena véspera de ano eleitoral o governo querer fechar escola. Num Brasil onde povo precisa estudar para diminuir a violência e a ociosidade. Se os filhos dos políticos estudassem na Escola Pública, eu duvido que eles não lutassem para manter a escola.

  2. Mãe says:

    Muito triste ao saber do possível fechamento da escola! Uma escola muito boa, com profissionais excelentes! Meu filho estudou nessa escola, onde ele plantava e praticava esportes. Sou muito grata a equipe educacional, pela a formação de ideias que meu filho tem hoje! Tem meu apoio nessa luta! Parabéns pela a iniciativa de correr atrás e não permitir q mais uma escola feche nesse país!

  3. juracy says:

    só em paulo afonso fechar uma escola kkkkkk

  4. TA DE MAS says:

    Meu filho tbm ja estou nessa escola e pode conta comigo tbm nessa luta muito triste isso de querer fechar a escola

  5. TERCEIRÃO SETE - TURMA 2010 says:

    Parabéns professora Socorro! Como ex aluno da sra. e sabendo de sua índole, abraço por completo a causa, não só da sra. mas de toda a população que necessita primordialmente de uma educação básica, acima de tudo com a qualidade de professores como a senhora. Parabéns!

  6. APOLÔNIO says:

    Jardim Badia e BTN??????????????

  7. Iranilda Silva says:

    Quero deixar aqui o meu apoio e a minha solidariedade a todos que cumprem a sua função de educar na Escola Oliveira Brito, antigo ” Municipal”. Foi naquele espaço que conheci as letras e aprendi a conviver em sociedade. Em mim, hoje educadora, aquela escola cumpriu seu papel sócio-afetivo, fez brotar a semente do conhecimento que só cresceu ao longo dos anos. Foi a minha base, o sustentáculo do que sou hoje. Na Escola Oliveira Brito, no final da década de 70, quando então cursava a 4ª série, participei de um concurso de redação com o título: ” O que você quer ser quando crescer?” Eu prontamente respondi: ” professora!” E o sou até o momento. Já coleciono 30 anos do bem educar para a vida! Mas, se meu sonho não tivesse brotado na Escola Oliveira Brito, não sei o que poderia ter sido… nessa vida!!!

  8. JOSÉ PARENTE says:

    Com dois turnos já fechados, só funciona no período vespertino,com duas salas 100 alunos atuais e com previsão para o próximo ano cair para 46 alunos e como a responsabilidade do ensino fundamental é de responsabilidade do município,não tem como manter aberto.

  9. Lu says:

    Que o poder municipal nao permita isso, meu filho estudou la e é muito organizada, como educadora isso é uma vergonha, fechem os bares, mas escolas nao podem serem fechadas, aimda mais pnde se dar bons frutos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!