O início das operações da Latam Airlines no aeroporto de Paulo Afonso acontece nesta quarta-feira (10). Os primeiros voos da parceria ampliada Latam/VoePass, entre os aeroportos de Salvador e a cidade do norte baiano, serão realizados um dia depois do fim do acordo entre a Gol e a VoePass. A descontinuidade do compartilhamento causou o cancelamento de voos para as cidades baianas de Paulo Afonso, Lençois, Barreiras e Teixeira de Freitas.
O voo inaugural do novo codeshare tem saída de Salvador prevista para as 09h30, pousando em Paulo Afonso às 10h50. A viagem de volta será às 11h20, com chegada na capital estimada para as 12h45. Os voos acontecerão regularmente às segundas e quartas-feiras. A ponte aérea Salvador – Paulo Afonso – Salvador será feita com aeronaves modelo ATR-72, as mesmas usadas anteriormente, configuradas para 68 passageiros. As conexões para outras cidades do país serão feitas no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, com aeronaves a jato da Latam.
Os valores dos bilhetes, considerados inferiores aos praticados pela Gol, são vistos como um dos itens que podem garantir o sucesso dos novos voos. Para os futuros passageiros, desde que não seja apenas uma promoção de lançamento, os preços são compatíveis com a realidade econômica da região.
A expectativa aumenta, as opiniões se dividem, mas a maioria aprova os preços, dias e horários dos voos. Segundo eles, com uma divulgação em massa na região, pontos de venda de passagens e transporte dos passageiros para o aeroporto, o sucesso está garantido.
Por sua vez, a Gol já adiantou que o fim do codeshare com a VoePass não significa o fim de suas operações no aeroporto de Paulo Afonso. Segundo a direção da companhia, com base no potencial turístico da cidade, está sendo avaliada a possibilidade de realização de voos diretos para São Paulo, utilizando aeronaves a jato. O anúncio da novidade será feito em breve e já é aguardado com ansiedade por moradores da região.