Os novos integrantes da Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos da Câmara Municipal de Paulo Afonso em 2023 e 2024 foram eleitos em Sessão realizada nesta sexta-feira (16/12). No processo eleitoral, foram escolhidos em chapa única o presidente, vice-presidente, 1° secretário e 2° secretário da Casa. A posse da nova Mesa Diretora será no dia 1º de janeiro de 2023.
Apoiado pelo Governo Luiz de Deus (PSD), o vereador Zé de Abel (PSC) foi eleito presidente da Câmara com 10 votos favoráveis. Para a vice-presidência da Câmara, foi eleito o vereador Bero do Jardim Bahia (PSB). O vereador Paulo Tatu (PP) foi escolhido para ocupar o posto de 1° secretário, enquanto a 2° secretaria, vereadora Leda Chaves (PTB), foi escolhida para o cargo.
O presidente eleito Zé de Abel terá a responsabilidade de administrar uma receita prevista para o próximo ano de R$ 17.429.000,00 (dezessete milhões, quatrocentos e vinte e nove mil reais) ou R$ 1.452.000,00 (um milhão, quatrocentos e cinquenta e dois mil reais) por mês.
O desabafo de Valmir Rocha
Antes da votação, o também governista Valmir Rocha que segundo ele até ontem estava eleito, utilizou a tribuna e desabafou ao não conseguir apoio suficiente para concorrer a presidente: “Eu estou chocado com a nossa cidade, nós não vamos ter condição nunca de mudar essa Casa, aqui sempre vai continuar sendo uma extensão da Prefeitura. Nós estávamos fechados ontem, estávamos eleitos ontem, e agora nesse momento não conseguimos fechar a chapa nem para compor (a mesa diretora) para concorrer, porque os vereadores têm medo de concorrer, têm medo de enfrentar a cidade, mas quero dizer que cada um dos seus vereadores são culpados pelas pessoas que estão morrendo nas suas casas por falta de um cirurgia, por falta de um remédio. Em Paulo Afonso não existe poder independente, não existe. Não estou indo contra o prefeito, mas é uma vergonha”, disse.
Votaram a favor da chapa única:
- Gilmário Marinho
- Bero do Jardim Aeroporto
- Bero do Jardim Bahia
- Jailson Oliveira
- Leda Chaves
- Leco
- Paulo Tatu
- Pedro Macário
- Zé de Abel
- Keko do Benone
Votaram contra
- Marconi Daniel
- Evinha Oliveira
- Jean Roubert
- Zezinho do INSS
- Valmir Rocha
A fala do Vereador Valmir Rocha é a realidade e o passado da política de Paulo Afonso. Isso é uma vergonha! E o povo, que está na ponta da causa desse tipo de situação; também, está na ponta das consequências. Tenham vergonha, pauloafonsinos. Se valorizem e enxerguem o resultado dos vereadores em quem votaram!